de 87
ver todos

Tapada das Necessidades

de 87
ver todos

Em 1607 foi construído neste espaço a Ermida de Nossa Senhora da Saúde, no Alto de Alcântara, onde mais tarde se instalou a Irmandade dos Marítimos para a Índia, e onde as pessoas iam desabafar sobre as suas aflições, razão pela qual ganhou a designação de Ermida da Senhora das Necessidades.
Em 1742, D. João V manda construir um convento e um palácio para sua residência, adquirindo terras agrícolas com o objectivo de aí instalar a cerca do convento e os jardins do palácio, que no reinado de D. Maria II adquiriu o estatuto de residência oficial da Rainha. Em 1843, D. Fernando II, marido da Rainha D. Maria II, encarregou o jardineiro Bonard de redesenhar os jardins, transformando-o num jardim romântico inglês, pleno de várias espécies exóticas vindas de todo o mundo.

D. Pedro V, em 1844, manda construir a estufa circular para a sua esposa D. Estefânia. Com D. Carlos, a tapada é equipada com um campo de ténis e enriquecido com novas construções, como por exemplo a Casa do Regalo, local do atelier de pintura da rainha D. Amélia. Com a implementação da República, o palácio e a tapada entram num período de esquecimento, até que em 1916 o palácio acolhe o Ministério dos Negócios Estrangeiros, mas continua-se a ignorar os jardins e a tapada. Foi só já no final do século XX, com a tutela da Estação Florestal Nacional, que conjuntamente com a Câmara Municipal de Lisboa, a sua recuperação se iniciou, mas não de uma forma continua. Hoje, os seus canteiros encontram-se arranjados, os seus lagos limpos, mas continua esquecida, agora pelos lisboetas, que praticamente a desconhecem por completo. Possui uma abundante vegetação, assim como um magnífico jardim de cactos e uma ímpar vista sobre o Tejo.

Dia(s) de Encerramento: Não encerra
Horário de Funcionamento: Todos os dias, das 10:00 às 19:00, excepto dia 01 de Janeiro, Domingo de Páscoa e dias 24, 25 e 31 de Dezembro
Observações:
Morada: Largo das Necessidades
Código Postal: 1350 LISBOA
Tel: 213932110
E-mail: jfp.geral@gmail.com
Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa
Freguesia: Prazeres
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora