A serra da Lousã, uma das formações montanhosas mais importantes de Portugal, é o maior ex-líbris deste concelho. Um local que se caracteriza pela riqueza dos espaços naturais, pouco sujeitos a agressões e intervenções humanas.
Um passeio pela serra, seja a pé ou de todo o terreno, permite contactar com uma elevada diversidade de paisagens, algumas de cortar a respiração pela sua beleza e magnitude. Pelo caminho, o visitante poderá cruzar-se com a variada fauna ali existente, como o corço, o veado, o milhafre e o javali, entre outros.
Nas suas faldas esta montanha guarda autênticos tesouros paisagísticos e monumentais. É o caso, por exemplo, do complexo da Senhora da Piedade, situado num vale quase encantado de escarpas altivas, encimadas por singelas capelas de grande beleza. Bem próximo deste local de devoção fica o castelo medieval da Lousã e a seus pés existe um conjunto de piscinas fluviais muito procuradas durante os meses mais quentes.
Ao longo da serra encontram-se também inúmeras aldeias perdidas no tempo, como o Talasnal ou o Vaqueirinho, que oferecem um misto de tranquilidade e tradição a quem as visita.