de 1
ver todos

Serra da Lousã

de 1
ver todos

A serra da Lousã, uma das formações montanhosas mais importantes de Portugal, é o maior ex-líbris deste concelho. Um local que se caracteriza pela riqueza dos espaços naturais, pouco sujeitos a agressões e intervenções humanas.
Um passeio pela serra, seja a pé ou de todo o terreno, permite contactar com uma elevada diversidade de paisagens, algumas de cortar a respiração pela sua beleza e magnitude. Pelo caminho, o visitante poderá cruzar-se com a variada fauna ali existente, como o corço, o veado, o milhafre e o javali, entre outros.
Nas suas faldas esta montanha guarda autênticos tesouros paisagísticos e monumentais. É o caso, por exemplo, do complexo da Senhora da Piedade, situado num vale quase encantado de escarpas altivas, encimadas por singelas capelas de grande beleza. Bem próximo deste local de devoção fica o castelo medieval da Lousã e a seus pés existe um conjunto de piscinas fluviais muito procuradas durante os meses mais quentes.
Ao longo da serra encontram-se também inúmeras aldeias perdidas no tempo, como o Talasnal ou o Vaqueirinho, que oferecem um misto de tranquilidade e tradição a quem as visita.

Actividades desportivas / lazer: Percursos pedestres, Todo o terreno, BTT, Parapente, Orientação
Altitude (m): 1204
Características Geológicas: Serra predominantemente xistosa.
Fauna: Corço, Veado, Milhafre, Javali
Flora: Azevinho, Loureiro, Sobreiros, Azinheiras, Urzes, Tojo, Giesta, Carqueja.
Observações: A Serra domina quase toda a paisagem da região. Do santuário da Nossa Senhora da Lapa avistam-se belas paisagens.
Título: Serra encantada com aldeias mágicas
Código Postal: 3200 LOUSÃ
Distrito: Coimbra
Concelho: Lousã
Freguesia: Lousã
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora