20º

de 415
ver todos

Restaurante Terra

20º

de 415
ver todos

Em frente ao Cafeína, na rua do Padrão, a 50 metros da Av. Brasil e do mar, o Terra é um restaurante com características especiais: o seu enorme pé direito, a decoração sóbria e confortável com tons castanhos e pretos que lhe conferem um carácter sofisticado e requintado, a sua fantástica carta de vinhos, as varandas repletas de plantas e o sushi-bar, tudo contribuiu para que o Terra se afirmasse como um restaurante de eleição, para uma clientela a quem só o melhor satisfaz.

Acessos para deficientes: Não
Ambiente e decoração: Ambiente: negócios, sofisticado e romântico. Decoração: clássica, luxuosa e moderna.
Bar/Sala de espera: Sala de Espera
Dia(s) de Encerramento: Não encerra
Especialidades: Entradas: Creme de lagosta e funcho com amêndoa e manjericão; Raviolis de alheira e espinafres, concassé de maçã e beterraba .Peixe: Entrecôte de atum com molho de limão e alcaparras, creme de azeitonas; Bacalhau confitado com "aioli", migas de grelos e radichio. Carne: Vitela estufada em vinho `chianti`, risotto `mantecato` com trufa; Filetto al gorgonzola, polenta frita e ratatouille.Pratos vegetarianos: Risotto de courgette, cogumelos e pinhões.Sobremesas: Cartoccio de maçã e mascarpone com molho de marsala; Fondant de caramelo, coulis de framboesas.
Estacionamento: Sim
Horário de Encerramento: 01:30
Lotação: 85
Necessidade de reserva: Aconselhável
Observações: Sushi-bar e varandas climatizadas. Terraço.CLASSIFICAÇÃO SERVIÇO VINHO A COPO VINIPORTUGAL (1-5): 4,6
Preço Médio: 35.00
Recomendado para grupos: Não
Sanitários para Deficientes: Não
Serviços: Sushi Bar, Take away e lareira. Esplanada.
Tipo de Restaurante: Fora-de-horas, Mediterrânica
Horário de Funcionamento: Das 12:30 às 15:30 e das 19:30 às 00:30 (1:00 fins-de-semana)
Área para fumadores: Zona Fumadores + Zona Não Fumadores
Morada: Rua do Padrão 103
Código Postal: 4150 559 PORTO
Tel: 226177339
E-mail: email@restauranteterra.com
Site: www.restauranteterra.com
Distrito: Porto
Concelho: Porto
Freguesia: Foz do Douro

Terra - Porto


Na Foz, um novo espaço de inspiração mediterrânica.


Paula Oliveira SIlva

Este restaurante que abriu precisamente há 4 meses no lugar do antigo Oriental, chama-se Terra e fica ao pé do oceano, na Foz do Porto. A escolher-se a pequena esplanada no primeiro andar até se sente um pouco de mar no vento. Dentro tem-se a compensação da decoração cujas cores reflectem o nome dado à casa.

Ao jantar são as luzes indirectas e as velas que proporcionam um ambiente mais acolhedor e romântico, ainda que na mesa possam estar mais que dois... A música muito promove esta atmosfera informal mas simultaneamente requintada.

Na sala do piso superior disposta em mezzanine espreita-se para o andar inferior onde funciona o sushibar. Bancos altos acompanham toda a correnteza do balcão. Há quem não se chegue a sentar sequer e venha apenas buscar uma refeição tipicamente oriental à base de peixe cru. Sushi e sashimi feitos ali na hora, à nossa frente.

Em cima, onde nos encontramos, a cozinha é de inspiração mediterrânica mas sofisticada, o que desde logo se nota no couvert com o azeite e vinagre balsâmico preparados para receber o pão. E claro as azeitonas, pepinos e outros acepipes para picar.

Saudável e imaginativa são características que não nos passam despercebidas quando olhamos para a carta. Sopas, Saladas, Ovos e Fumados são quatro categorias onde o peixe se mistura com o que a terra produz. Ele são os legumes que combinam com os ovos, o queijo que se denuncia na salada, o molho de tomate, os enchidos e fumados... tudo boas razões para aqui jantar.

As Entradas são outra boa forma de iniciar a refeição. Os Ravioli de Sapateira com Molho de Açafrão ou o Carpaccio de Polvo Prensado com Molho Verde são uma apresentação do que se segue. Cada combinação acertada, cada ingrediente no sítio certo.

Peixe e marisco não dispensam as ervas aromáticas que o digam as Lulas e Gambas Grelhadas com Tomate e Coêntros, as Espetadas de Vieiras e Tamboril com Molho de Rosmaninho e até o Carré de Borrego com Crosta de Ervas Aaromáticas e Limão.

A carta de vinhos não se esqueceu de outras representações mediterrânicas como os néctares italianos e espanhóis. Das marcas nacionais vai o destaque maior para o Douro por razões óbvias e para o Alentejo. São mais de 200 sugestões organizadas de uma forma original pela região vitivinícola e dentro desta, orientadas pelo preço que vai crescendo. Há a hipótese do vinho a copo branco e tinto com os preços a rondarem os 3.50 euros.

Para a finalização a fruta, os sorvetes e gelados mas nos capítulo dos doces e aproveitando estes dias amenos que ainda duram, não há como escapar à frescura da Sopa de Melancia com Gelado de Menta. Porque às vezes são as coisas simples que nos ficam na memória.

Informação Detalhada

2004-09-28
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora