Em frente ao Cafeína, na rua do Padrão, a 50 metros da Av. Brasil e do mar, o Terra é um restaurante com características especiais: o seu enorme pé direito, a decoração sóbria e confortável com tons castanhos e pretos que lhe conferem um carácter sofisticado e requintado, a sua fantástica carta de vinhos, as varandas repletas de plantas e o sushi-bar, tudo contribuiu para que o Terra se afirmasse como um restaurante de eleição, para uma clientela a quem só o melhor satisfaz.
Acessos para deficientes: NãoEste restaurante que abriu precisamente há 4 meses no lugar do antigo Oriental, chama-se Terra e fica ao pé do oceano, na Foz do Porto. A escolher-se a pequena esplanada no primeiro andar até se sente um pouco de mar no vento. Dentro tem-se a compensação da decoração cujas cores reflectem o nome dado à casa.
Ao jantar são as luzes indirectas e as velas que proporcionam um ambiente mais acolhedor e romântico, ainda que na mesa possam estar mais que dois... A música muito promove esta atmosfera informal mas simultaneamente requintada.
Na sala do piso superior disposta em mezzanine espreita-se para o andar inferior onde funciona o sushibar. Bancos altos acompanham toda a correnteza do balcão. Há quem não se chegue a sentar sequer e venha apenas buscar uma refeição tipicamente oriental à base de peixe cru. Sushi e sashimi feitos ali na hora, à nossa frente.
Em cima, onde nos encontramos, a cozinha é de inspiração mediterrânica mas sofisticada, o que desde logo se nota no couvert com o azeite e vinagre balsâmico preparados para receber o pão. E claro as azeitonas, pepinos e outros acepipes para picar.
Saudável e imaginativa são características que não nos passam despercebidas quando olhamos para a carta. Sopas, Saladas, Ovos e Fumados são quatro categorias onde o peixe se mistura com o que a terra produz. Ele são os legumes que combinam com os ovos, o queijo que se denuncia na salada, o molho de tomate, os enchidos e fumados... tudo boas razões para aqui jantar.
As Entradas são outra boa forma de iniciar a refeição. Os Ravioli de Sapateira com Molho de Açafrão ou o Carpaccio de Polvo Prensado com Molho Verde são uma apresentação do que se segue. Cada combinação acertada, cada ingrediente no sítio certo.
Peixe e marisco não dispensam as ervas aromáticas que o digam as Lulas e Gambas Grelhadas com Tomate e Coêntros, as Espetadas de Vieiras e Tamboril com Molho de Rosmaninho e até o Carré de Borrego com Crosta de Ervas Aaromáticas e Limão.
A carta de vinhos não se esqueceu de outras representações mediterrânicas como os néctares italianos e espanhóis. Das marcas nacionais vai o destaque maior para o Douro por razões óbvias e para o Alentejo. São mais de 200 sugestões organizadas de uma forma original pela região vitivinícola e dentro desta, orientadas pelo preço que vai crescendo. Há a hipótese do vinho a copo branco e tinto com os preços a rondarem os 3.50 euros.
Para a finalização a fruta, os sorvetes e gelados mas nos capítulo dos doces e aproveitando estes dias amenos que ainda duram, não há como escapar à frescura da Sopa de Melancia com Gelado de Menta. Porque às vezes são as coisas simples que nos ficam na memória.