11º

de 209
ver todos

Restaurante A Carvoaria

11º

de 209
ver todos

Aproveitando o interior de uma antiga carvoaria, esta é uma casa que se dedica exclusivamente à cozinha sul-africana, a única em Portugal. Entre os pratos da ementa, destacam-se os típicos Boboties (carne picada com caril doce), Sosaties (salsichas grelhadas) e Sparibs (entrecosto marinado com molho doce), mas também uma grande variedade de bifes. O ambiente é familiar e o atendimento muito simpático.

Acessos para deficientes: Sim
Ambiente e decoração: Decoração com elementos sul-africanos, como estatuetas de madeira e posters turísticos, além de duas grandes metades de pipas de vinho.
Dia(s) de Encerramento: Sábados (Almoços), Domingos
Especialidades: Pratos típicos sul africanos: Boerewors, Spareribs, Bobotie, Sausaties.
Estacionamento: Não
História: O nome do restaurante vem dos tempos em que existiu no local uma antiga carvoaria. Durante muito tempo, foram os pratos tipicamente portugueses (como o bacalhau ou o entrecosto) que o tornaram conhecido, mas desde 2006 que passou a dar a conhecer os sabores da áfrica do Sul.
Horário de Encerramento: 23:00
Lotação: 46
Necessidade de reserva: Aconselhável
Período de Férias: 2ª e 3ª semana de Abril e 2ª e 3ª semana de Outubro.
Preço Médio: 20.00
Recomendado para grupos: Não
Sanitários para Deficientes: Não
Tipo de Restaurante: Sul-Africana
Horário de Funcionamento: De segunda a sexta, das 19:30 às 23:00. Sábado das 19:00 às 23:00.
Acessibilidade de deficientes motores: Acessibilidade fácil
Área para fumadores: Não Fumadores
Morada: Rua João Luís de Moura 24
Código Postal: 2750 387 CASCAIS
Tel: 214830406
Distrito: Lisboa
Concelho: Cascais
Freguesia: Cascais

Restaurante A Carvoaria - Cascais


A África do Sul nas bocas do mundo


Nelson Jerónimo Rodrigues

Porque a África do Sul não é só bola e vuvuzelas, vale a pena provar os sabores típicos do país anfitrião do mundial de futebol. Entre Boerewors, Spareribs e Boboties, descubra os pratos favoritos de Nelson Mandela no único restaurante sul-africano em Portugal.

Um dono luso-descendente dividido entre Portugal e a equipa da casa, um cozinheiro francês desolado com o empate dos “blues” e muitos clientes estrangeiros a puxar cada um pela sua bandeira dão o primeiro “cheirinho” a mundial neste recanto sul-africano em pleno centro de Cascais.

Mas se o coração está dividido, o estômago nem por isso. Aqui são todos adeptos da gastronomia da África do Sul, ou não fosse ela uma mistura de várias cozinhas do mundo, desde a inglesa, à holandesa, passando pela indiana, malaia e, claro, africana.

Bem o podemos agradecer a Bartolomeu Dias, que ao dobrar o Cabo da Boa Esperança fez destas terras um ponto de ligação entre o Ocidente e o Oriente. Se de um lado chegaram as influências europeias, do outro desembarcaram um sem número de especiarias (açafrão, gengibre, canela, etc) obrigatórias no caril sul-africano, um dos temperos-chave da gastronomia local. A ele se deve muito do calor e do exotismo que fazem a fama (e o proveito) dos seus pratos.

Do bacalhau para o Bobotie

Carvoaria, o nome não podia ser mais português e já vem dos tempos em que aqui existiu uma antiga carvoaria, transformada depois em restaurante.

Durante muito tempo, foram os pratos tipicamente portugueses (como o bacalhau ou o entrecosto) que o tornaram conhecido, mas há cerca de 4 anos que o novo dono decidiu dar a conhecer os sabores do país que o acolheu durante duas décadas. Em memória do passado, manteve-se o velho nome da casa, mas tudo o resto mudou.

O placar luminoso junto à porta anuncia que este é mesmo um “south african restaurant”, o único em Portugal (tanto quanto sabemos), mas se dúvidas houvesse a decoração do interior ajuda a esclarece-las. Afinal, não faltam estatuetas africanas, posters com paisagens locais e notícias de rugby. Sim, porque por lá o desporto mais apreciado não é o “soccer”. Resta saber apenas se a comida é mesmo genuinamente sul-africana, por isso não há nada como fazer... a prova.

2010-06-16
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora