Queijos da Beira Baixa - Queijo Amarelo da Beira Baixa - DOP

É uma das três sub-regiões da Denominação de Origem Beira Baixa, de onde provêm alguns dos mais antigos e conhecidos queijos do nosso país.

O Queijo Amarelo da Beira Baixa é curado, de pasta dura ou semi-dura e cor amarelada, fabricado com mistura de leite de ovelha e de cabra ou com leite de ovelha apenas. É obtido pelo esgotamento da coalhada após coagulação do leite cru e puro, por acção de um coalho animal. Segue-se a maturação por um período mínimo de 45 dias que, se for ultrapassado até um mínimo de 90 dias, transforma este queijo numa variedade designada por "Velho", caracterizada pela pasta mais dura, ligeiramente quebradiça, e pela cor entre o amarelo-torrado e o alaranjado.

Ambas as variedades possuem a forma de cilindro baixo, regular e sem bordos definidos, com um diâmetro de 12 a 16 centímetros e peso entre 600 e 1000 gramas. O Queijo Amarelo da Beira Baixa apresenta-se também na versão merendeira, com um diâmetro menor e peso a variar entre 200 e 500 gramas. De aroma intenso mas agradável e sabor limpo, ligeiramente acidulado, este queijo adquire na variação "Velho" um aroma persistente e sabor forte, levemente picante e salgado.,

È produzido nos concelhos de Castelo Branco, Fundão, Belmonte, Penamacor, Idanha-a-Nova, Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova, Vila de Rei, Sertã, Oleiros e Covilhã.

Aroma e Sabor: Intenso, ligeiramente acidulado.
Consistência da massa: Pasta semi-fina ou semi-mole, ligeiramente amarelado, com alguns olhos irregulares
Endereço (OCC): Urbanização Auto Mecânica, 8 r/c - 6000 CASTELO BRANCO
Fax (OCC): 272329843
Forma de Consumo: Apreciado como entrada, sobremesa ou componente de pequenas refeições, acompanhado por pão.
Forma do queijo: Forma de cilindro baixo, com abaulamento lateral e bordos definidos. Tem de diâmetro 12 a 16 cm e de altura entre 3 e 5 cm.
Legislação Aplicável: A área geográfica delimitada de produção consta do Decreto Regulamentar 22/88, 25-05. A BEIRATRADIÇÃO foi reconhecida como Organismo Privado de Controlo e Certificação pela Portaria nº 124/93, de 03-02. A Denominação de Origem foi reconfirmada pelo Despacho nº 4/94, de 04-01 e registada e protegida pelo Regulamento (CE) nº 1107/96, de 12-06.
Maturação do queijo: Demora, pelo menos, 45 dias e deve ser efectuada a uma temperatura de 10 a 18ºC, com uma humidade de 70 a 85%. Quando a cura é prolongada (mínimo 90 dias), passa a ser designado por "Queijo Amarelo da Beira Baixa Velho".
Observações: DOP - Denominação de Origem Protegida
Organismo de Controlo e Certificação (OCC): BEIRA TRADIÇÃO - Certificação de Produtos da Beira, Lda
Peso do queijo: Entre 400 e 1000 g ou 200 e 500 g as merendeiras.
Produção Anual: 300 toneladas.
Telefone (OCC): 272329843
Tipo de leite: Leite de ovelha
Tratamento do leite: O leite cru de ovelha (ou de ovelha e cabra) é coagulado com coalho animal.
Zona de Origem: A área geográfica de produção está circunscrita aos concelhos de Castelo Branco, Fundão, Belmonte, Penamacor, Idanha-a-Nova, Vila Velha de Rodão, Mação, Proença-a-Nova, Vila de Rei, Sertã e Oleiros e algumas freguesias do concelho da Covilhã.
Morada: Parque Industrial Lote 5
Código Postal: 6060 302 PENHA GARCIA
Tel: 277200230
E-mail: APQDCB@portugalmail.pt
Distrito: Castelo Branco
Concelho: Idanha-a-Nova
Freguesia: Penha Garcia
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora