Queijo Mestiço de Tolosa - IGP

De fabrico artesanal e origens muito antigas, o Queijo Mestiço de Tolosa deve o seu nome ao facto de ser obtido a partir de leites de ovelha e cabra.

É um queijo curado de pasta semi-mole, com a crosta ligeiramente rugosa e fina, de cor uniforme mas variável entre amarela ou alaranjada. Obtém-se dos leites de cabra e ovelha estremes, coados através de um pano e aquecidos para coagulação, recorrendo-se ao coalho animal ou ao cardo. Depois de apertada a coalhada nos cinchos, segue-se o dessoramento e a salga dos queijos, que são então sujeitos a um período de maturação que varia entre as três e as quatro semanas.

A forma é regular e de arestas bem definidas, com diâmetro a variar entre os sete e os dez centímetros. O peso encontra-se entre as 150 e as 400 gramas. O "bouquet" (sabor e aroma) é ligeiramente agressivo, limpo, picante e agradável.

A área de produção abrange os concelhos de Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sôr, Portalegre e Sousel.

Aroma e Sabor: Agressivo, limpo e ligeiramente picante
Consistência da massa: Pasta bem ligada, pouco fechada, com olhos pequenos, de cor amarela a alaranjada uniforme.
Endereço (OCC): Estrada da Jerumenha, Quinta de Santa Luzia - Apartado 270 - 7350-113 Elvas
Fax (OCC): 268626546
Forma do queijo: Forma regular com arestas vivas bem definidas e um diâmetro entre 7 e 10 cm e altura entre 3 e 4 cm.
Legislação Aplicável: A área geográfica delimitada de produção consta do Despacho nº 3775/98 (2ª séria), de 02/02, o qual também reconhece a Indicação Geográfica. A Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre foi reconhecida como Organismo Privado de Controlo e Certificação pelo Aviso do DR nº 3355/98 (2ª série), publicado no D.R. n.º 54, de 05-03-98.
Maturação do queijo: Decorre durante três a quatro semanas, em câmaras de cura próprias, a uma temperatura máxima de 10ºC, até atingir o estado de "meia cura", que é, geralmente, o mais apreciado.
Observações: IGP - Indicação Geográfica Protegida
Organismo de Controlo e Certificação (OCC): AGRICERT - Certificação de Produtos Alimentares, Lda
Peso do queijo: Entre 150 e 400g
Produção Anual: 270 toneladas
Telefone (OCC): 268625026
Tipo de leite: Leite de cabra e ovelha
Tratamento do leite: Os leites puros de cabra e ovelha, misturados nas proporções adequadas, são filtrados através de um pano. O leite é aquecido e coagulado com coalho animal. Após a colocação da coalhada nos cinchos, segue-se a libertação do soro, durante 15 minutos. Por fim, procede-se à salga, operação em que o saber das queijeiras é fundamental.
Zona de Origem: A área geográfica de produção da matéria-prima está circunscrita aos concelhos de Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel. A área geográfica de produção está limitada aos concelhos de Alter do Chão, Arronches, Castelo de Vide, Crato, Marvão, Monforte, Nisa e Portalegre.
Morada: Estrada Nacional 246 Parque dos Leilões de Gado de Portalegre - Apartado 81
Código Postal: 7301 PORTALEGRE
Tel: 245331064
E-mail: natur-al-carnes@iol.pt
Distrito: Portalegre
Concelho: Portalegre
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora