Queijo de Évora - DOP

Conhecido pelo seu original sabor, o Queijo de Évora mantém a forma tradicional de fabrico, fazendo parte da mais remota tradição queijeira do Alentejo.

Queijo curado, de pasta dura ou semi-dura, com poucos ou nenhuns olhos e ligeiramente amarelado, possui uma casca quase imperceptível, de cor amarelada que vai escurecendo em contacto com o ar. É fabricado com leite cru de ovelha e filtrado por panos onde se coloca o sal. Depois de aquecido em lume de lenha, é utilizado o cardo vegetal para coagulação. O trabalho de coalhada é curto, seguindo-se a maturação por um período de 30 dias, no caso dos queijos de pasta semi-dura, ou 90 dias para os queijos de pasta dura. Pode ser conservado em azeite para durar todo o ano.

A variedade de pasta dura é produzida em dois tamanhos: o mais pequeno com diâmetro de 6 a 8 centímetros e peso entre 60 e 90 gramas, e o maior, a merendeira, que se apresenta com um diâmetro de 12 a 14 centímetros e peso a oscilar entre 120 e 200 gramas. O queijo de pasta semi-dura é apenas comercializado na forma merendeira, com diâmetros entre os 13 e os 15 centímetros e peso de 200 a 300 gramas. De sabor levemente picante e salgado, as características acentuam-se nos queijos mais duros.

A sua região corresponde aos concelhos de Alandroal, Arraiolos, Avis, Borba, Estremoz, Évora, Fronteira, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Sousel, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vila Viçosa.

Aroma e Sabor: Ligeiramente picante e acidulado
Consistência da massa: Pasta dura ou semi-dura
Endereço (OCC): Rua General Humberto Delgado, n.º 34 - 1º Esq. - 7005-500 Évora
Fax (OCC): 266769566
Forma de Consumo: Acompanha bem com pão e vinho tinto da região, como entrada ou merenda.
Forma do queijo: Forma cilíndrica, com abaulamento lateral, sem bordos definidos. O queijo pequeno de pasta dura tem um diâmetro de 6 a 8 cm e altura de 2 a 4 cm; a merendeira de pasta dura tem de diâmetro 12 a 14 cm e de altura 2 a 4 cm; a merendeira de pasta semi-dura tem um diâmetro de 13 a 15 cm e altura de 1,5 a 3 cm.
Gordura: Extra-gordo
Legislação Aplicável: A área geográfica delimitada de produção consta do Despacho nº 29/94, de 17-01, que reconhece a DOP. A APOQUE foi reconhecida como Organismo Privado de Controlo e Certificação pelo Aviso nº 29/94, de 04-02. A Denominação de Origem foi registada e protegida pelo Regulamento (CE) nº 1107/96, de 12-06.
Maturação do queijo: A maturação é de 30 dias para o queijo de pasta semi-dura e de 90 para o de pasta dura.
Observações: DOP - Denominação de Origem Protegida
Organismo de Controlo e Certificação (OCC): AADE - Associação de Agricultores do Distrito de Évora
Peso do queijo: Queijo pequeno de pasta dura: entre 60 e 90g; merendeira de pasta dura: entre 120 e 200g; merendeira de pasta semi-dura: entre 200 a 300g.
Produção Anual: 240 toneladas.
Telefone (OCC): 266769564
Tipo de leite: Leite de ovelha
Tratamento do leite: O leite cru de ovelha é filtrado por panos previamente salgados e é depois aquecido ao lume de lenha. O coalho empregue é o cardo vegetal e o tempo de coagulação varia entre 20 a 40 minutos.
Zona de Origem: A área geográfica de produção está circunscrita aos concelhos de Alandroal, Arraiolos, Avis, Borba, Estremoz, Évora, Fronteira, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Sousel, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vila Viçosa.
Morada: Largo Alexandre Herculano 8
Código Postal: 7000 501 ÉVORA
Tel: 266704017
Distrito: Évora
Concelho: Évora
Freguesia: Santo Antão
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora