Queijo de Cabra Transmontano - DOP

Desde tempos imemoriais que o leite e o queijo de cabra desempenham um papel preponderante na alimentação das populações de Trás-os-Montes e na economia da região. O Queijo de Cabra Transmontano é produzido nos concelhos de Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Valpaços e Murça.

É um queijo curado, produzido com leite de cabra da raça Serrana, de pasta extra-dura esbranquiçada e com alguns olhos, obtido após coagulação com o coalho de origem animal. Os queijos são lavados e secados periodicamente durante a maturação, que atinge um período mínimo de 60 dias.

Apresenta-se com uma forma de cilindro baixo, regular, sem bordos definidos, sendo o diâmetro de 12 a 19 centímetros. O peso oscila entre 600 e 900 gramas. Possui aroma forte e o sabor é o típico dos queijos de cabra, com um ligeiro travo picante, sendo muito apreciado com pão de centeio e bom vinho, antes ou depois das refeições.

A área geográfica de produção abrange os concelhos de Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Valpaços e Murça.

Aroma e Sabor: Aroma forte e sabor com travo ligeiramente picante
Consistência da massa: Semi-dura
Endereço (OCC): Apartado 82 - 5370 MIRANDELA
Fax (OCC): 278265116
Forma de Consumo: Antes ou depois das refeições, cai bem com pão centeio e um vinho de qualidade.
Forma do queijo: Forma de cilindro baixo, regular, sem bordos definidos, com um diâmetro de 12 a 19 cm e altura de 3 a 6 cm.
Legislação Aplicável: A área geográfica delimitada de produção consta do Despacho 20/94, de 12-01, o qual também reconheceu a Denominação de Origem. A ANCRAS foi reconhecida como Organismo Privado de Controlo e Certificação pelo Aviso do DR nº 25, de 31-01-94. A Denominação de Origem foi registada e protegida pelo Regulamento (CE) nº 1263/96, de 01-06.
Maturação do queijo: Prolonga-se, no mínimo, por 60 dias, sendo que durante este período os queijos vão sendo lavados e virados
Observações: DOP - Denominação de Origem Protegida
Organismo de Controlo e Certificação (OCC): SATIVA - Desenvolvimento Rural, Lda
Peso do queijo: Entre 600 e 900g
Produção Anual: 140 toneladas.
Telefone (OCC): 217991100
Tipo de leite: Leite de cabra
Tratamento do leite: O leite cru de cabra é coagulado por coalho de origem animal.
Zona de Origem: A área geográfica de produção está circunscrita aos concelhos de Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta e Mogadouro (distrito de Bragança) e os concelhos de Valpaços e Murça do distrito de Vila Real.
Morada: Bairro Fundo do Fomento de Habitação Bloco 14 Cave Dto
Código Postal: 5370 223 MIRANDELA
Tel: 278265465
Distrito: Bragança
Concelho: Mirandela
Freguesia: Mirandela
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora