Queijo de Azeitão - DOP

As origens do Queijo de Azeitão remontam à primeira metade do século XIX, época em que um agricultor tentou recriar, nesta região, a produção do queijo da sua zona natal, a Beira Baixa. Com alguma surpresa, os resultados foram muito distintos do esperado e foi a partir daí que se desenvolveu a actual técnica de produção daquele que é um dos queijos nacionais mais apreciados.

Produzido nos concelhos de Palmela, Sesimbra e Setúbal, é um queijo curado, de pasta semi-mole e amanteigada, branca ou ligeiramente amarelada, obtido por esgotamento lento da coalhada após coagulação do leite de ovelha cru e estreme, em potes de barro vidrado, por acção de uma infusão de cardo. De seguida os queijos passam a uma casa de "enxugo" ou "sangria", onde permanecem 20 dias.

Apresentam-se com a forma de cilindro baixo, sem bordos perfeitamente definidos e apresentam-se com dois diâmetros: entre os 5 e 7 centímetros ou 8 e 11 centímetros. O peso pode variar entre 100 e 250 gramas. O aroma é característico e o sabor ligeiramente picante, misto de acidificado e salgado.

Aroma e Sabor: Ligeiramente picante, misto de acidificado e salgado.
Consistência da massa: Pasta semi-mole e amanteigada, com poucos ou nenhuns olhos.
Endereço (OCC): Rua Robalo Gouveia, nº1- 1A, 1900-392 Lisboa
Fax (OCC): 217991119
Forma do queijo: Forma cilíndrica, com um diâmetro entre 5 e 7 ou 8 e 11 cm e altura de 3 a 5 cm.
Gordura: Gordo
Legislação Aplicável: A área geográfica delimitada de produção consta do Decreto Regulamentar 49/86, de 02-10. A Associação Regional dos Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida foi reconhecida como Organismo Privado de Controlo e Certificação pelo Despacho nº 15/94, de 06-01. A Denominação de Origem foi registada e protegida pelo Regulamento (CE) nº 1107/96, de 12-06.
Maturação do queijo: A maturação dura cerca de 20 dias, a uma temperatura de 10 a 15º C e humidade de 80 a 85%.
Observações: DOP - Denominação de Origem Protegida
Organismo de Controlo e Certificação (OCC): SATIVA - Desenvolvimento Rural, Lda
Peso do queijo: Entre 100 e 250g
Produção Anual: 25 toneladas.
Telefone (OCC): 217991100
Tipo de leite: Leite de ovelha
Tratamento do leite: Trata-se de leite cru de ovelha, produzida em área geográfica delimitada e de ordenha manual. Ao leite junta-se coalho vegetal e a mistura é mantida a uma temperatura de 30ºC em potes de barro vidrado, durante 45 minutos. A coalhada é depois vertida para a francela, sendo trabalhada manualmente até que se liberte certa quantidade de soro.
Zona de Origem: A área geográfica de produção está circunscrita aos concelhos de Palmela, Sesimbra e Setúbal.
Morada: Quinta de São Gonçalo Quinta do Anjo
Código Postal: 2950 615 QUINTA DO ANJO
Tel: 212888144
Distrito: Setúbal
Concelho: Palmela
Freguesia: Quinta do Anjo
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora