Queijo da Serra da Estrela - DOP

Trata-se do queijo mais conhecido em Portugal. Já na Idade Média Gil Vicente se refere aos queijos produzidos na serra da Estrela. É um queijo curado, de pasta semi-mole, amanteigada, de cor branca ou ligeiramente amarelada, de consistência uniforme. As primeiras investigações sobre esse tipo de queijo ocorreram nos finais do século XIX.

Aroma e Sabor: Sabor inconfundível, característico, forte e ligeiramente ácido.
Consistência da massa: Pasta semimole, amanteigada com poucos ou nenhuns olhos
Endereço (OCC): Urbanização Auto Mecânica, 8 r/c - 6000 CASTELO BRANCO
Fax (OCC): 272329843
Forma de Consumo: Idealmente, deve ser consumido antes ou depois das refeições, sempre acompanhado de pão e bom vinho.
Forma do queijo: Forma de cilindro baixo, com abaulamento lateral e um pouco na face superior, sem bordos definidos. Tem de diâmetro entre 15 e 20 cm e altura entre 4 e 6 cm.
Gordura: Gordo
Legislação Aplicável: A área geográfica delimitada de produção consta do Decreto Regulamentar nº 31/86, de 19-08. A FAPROSERRA foi reconhecida como Organismo Privado de Controlo e Certificação pela Portaria 10/91, de 03-01. A Denominação de Origem foi reconfirmada pelo Despacho nº 9/94, de 04-01 e registada e protegida pelo Regulamento (CE) nº 1107/96, de 12-06.
Maturação do queijo: Demora no mínimo 30 dias e ocorre num local com temperatura entre 6 e 12ºC e humidade entre 80 e 95%. Os queijos vão sendo lavados e virados tantas vezes quantas as necessárias para manter a casca lisa e limpa.
Observações: DOP - Denominação de Origem Protegida
Organismo de Controlo e Certificação (OCC): BEIRA TRADIÇÃO - Certificação de Produtos da Beira, Lda
Peso do queijo: Entre 0,7 e 1,7kg.
Produção Anual: 211 toneladas.
Telefone (OCC): 272329843
Tipo de leite: ovelhas da raça Bordaleira Serra da Estrela e/ou Churra Mondegueira
Tratamento do leite: O leite cru de ovelha, da raça Bordaleira da Serra da Estrela, cuja alimentação é à base de plantas espontâneas, é aquecido indirectamente a 30ºC, juntando-se depois o cardo vegetal, numa proporção de 0,03%. A coagulação demora cerca de uma hora.
Zona de Origem: A área geográfica de produção está circunscrita aos concelhos de Carregal do Sal, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo e Seia e algumas freguesias dos concelhos de Aguiar da Beira, Arganil, Covilhã, Guarda, Tábua, Tondela, Trancoso e Viseu.
Título: O mais famoso queijo português
Morada: Rua Miguel Bombarda 20
Código Postal: 6360 349 CELORICO DA BEIRA
Tel: 271741321
E-mail: estrelacoopqse@oninet.pt
Distrito: Guarda
Concelho: Celorico da Beira
Freguesia: São Pedro
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora