Praia fluvial muito procurada pelos habitantes locais e turistas, devido à boa qualidade das águas (tem Bnadeira Azul) e à beleza envolvente. Está classificada como "Praia Acessível" e tem vários serviços de apoio, como um bar, um parque de merendas e um circuito de manutenção.
Bandeira Azul: SimA banhos no campo
Numa curva da ribeira dos Cadavais, próximo da foz com o Guadiana, esta praia fluvial de areias douradas é um segredo bem guardado entre a serra e a vila de Alcoutim. Às águas calmas e limpas desta zona balnear, certificadas pela Bandeira Azul, juntam-se várias infraestruturas em plena natureza. Venha mergulhar no Algarve profundo.
Em contraste com a paisagem dominante no interior algarvio, tantas vezes seca e agreste, a praia fluvial do Pego Fundo é um recanto verde, quase luxuriante, rodeado de canaviais, choupos e árvores frondosas. O acesso faz-se por uma estrada de pedra sempre a descer e à chegada somos recebidos por um jardim florido e bem cuidado com vários espaços que convidam ao descanso e ao lazer.
Ao fundo, já se avista a praia, cujo nome vem de um pego (parte profunda de um rio ou ribeira) existente no troço final da ribeira dos Cadavais, afluente do Guadiana que aqui é represado. As águas, provenientes da albufeira de Alcoutim, são renovadas diariamente e têm boa qualidade, como atesta a Bandeira Azul. Ao lado está hasteada outra, a bandeira Praias Acessíveis, atribuída apenas a zonas balneares adaptadas a pessoas com mobilidade reduzida.
As areias finas e douradas, bastante invulgares neste tipo de zona fluvial, surpreendem a maioria dos visitantes. De fato, não são destas paragens mas provenientes do litoral e renovadas todos os anos. Agradecem os banhistas que, além deste mimo, podem contar ainda com temperaturas de água bastante agradáveis. Tudo isto sem as habituais enchentes da costa algarvia e em pleno meio rural, ao som do chilrear dos pássaros e dos chocalhos das ovelhas.
Passeios, piqueniques e animação
Se a praia convida a mergulhos e banhos de sol, as outras infraestruturas garantem um dia bem passado, não só para quem procura paz e descanso mas também para os que gostam de mais atividade. Para estes há, por exemplo, um campo de vólei de praia e um circuito de manutenção (indicado sobretudo para os mais idosos), além de vários trilhos que convidam a passeios e caminhadas.
Outro dos atrativos é o parque de merendes com churrasqueiras e mesas de madeira, ideal para fazer um piquenique romântico ou em família. E a ele junta-se a ainda o snack-bar (remodelado e aumentado este ano) que serve bebidas e refeições leves, como sandes, tostas ou hambúrgueres.
Aberto até à meia-noite é um dos pontos de encontro preferidos de alcoutenejos e turistas, que aqui se juntam para desfrutar das sombras abundantes e das animadas noites de verão. Isto num ambiente que tem tanto de bucólico como de jovem e descontraído.
O presente e o futuro
Por ser um local tão privilegiado, a praia fluvial (e zona envolvente) é aproveitada regularmente pela população e autarquia para várias atividades e eventos. Entre eles destacam-se por exemplo a Feira de Artesanato de Alcoutim (junho), a Feira do Livro (agosto) e as Festas de Alcoutim (setembro) mas também costuma servir de palco a exposições, ações de sensibilização ambiental e eventos desportivos.
A câmara municipal tem grandes planos de futuro para o local e até já comprou um terreno vizinho que irá permitir o alargamento da zona balnear. É que apesar de ser desconhecida de muitos (algarvios incluídos) há dias em que o areal disponível torna-se escasso para tanta procura. A este projeto juntar-se-á ainda a construção de uma ponte pedonal sobre a ribeira, um circuito de manutenção e um parque de campismo.
E assim será possível passar os dias e as noites a dois passos da praia, desfrutando do Algarve natural na sua versão mais doce.