PORTUGAL FAZ-LHE BEM

de 1
ver todos
Ver
mapa

Parque Nacional da Peneda Gerês

de 1
ver todos

Criado em 1971, é a mais antiga área protegida portuguesa e a única classificada como Parque Nacional pela União Internacional de Conservação da Natureza. Abrange 72 000 hectares, dos concelhos de Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras do Bouro e Montalegre. Tem a forma de uma ferradura com a boca virada para Espanha, fazendo fronteira durante 100 km (do lado galego existe o Parque do Xerez).

O extremo noroeste corresponde ao planalto de Castro Laboreiro, na serra da Peneda, no Alto Minho. A concavidade central corresponde à serra Amarela (Lindoso) e ao vale do rio Homem (com a albufeira de Vilarinho das Furnas e a fronteira da Portela do Homem). Imediatamente a sul situa-se o coração do parque e a sua zona mais conhecida: o vale do rio Gerês, as Caldas do Gerês e a albufeira da Caniçada.

Na ponta contrária (sueste) desenvolve-se o planalto da Mourela, onde se situam as aldeias comunitárias de Pitões das Júnias e Tourém, já em Trás-os-Montes. O parque é atravessado por três grandes rios: Lima (desde a barragem do Lindoso até Entre-Ambos-os-Rios); uma dezena de quilómetros a sul corre o Homem, represado em Vilarinho das Furnas por uma barragem que implicou a submersão da aldeia homónima; finalmente, fazendo a fronteira sul do parque durante meia centena de quilómetros, o Cávado (com o qual o Homem conflui a jusante), cortado por três barragens: Paradela, Venda Nova e Caniçada.

A História está presente com os dólmenes do planalto de Castro Laboreiro ou da serra do Soajo (Portela do Mezio) ou com um troço da via romana Braga-Astorga (na Mata da Albergaria). Da época medieval registam-se castelos (Castro Laboreiro e Lindoso) ou abadias cistercienses como Santa Maria das Júnias. Mais recentemente, temos o santuário setecentista da Senhora da Peneda.

Fruto das condições adversas, desenvolveram-se tradições comunitárias. Nas regiões montanhosas do Soajo e da Peneda de Verão, os aldeões abandonam as povoações dos vales (inverneiras) e deslocam-se com o gado para as brandas, situadas a cotas mais altas. Para ajudar os pastores desenvolveu-se o cão de Castro Laboreiro. O gado barrosão, adaptado aos rigores do clima, produzia carne e ajudava nos trabalhos agrícolas. A "revolução do milho", no século XVII, trouxe os espigueiros, construções em pedra e madeira onde a colheita era armazenada. Podem ser vistos nas aldeias do Soajo e Lindoso, formando campos de dezenas de exemplares. As paisagens de altitude dominam a serra do Gerês (miradouro da Pedra Bela, sobranceiro às Caldas).

Há vales glaciários como aquele por onde corre a ribeira da Peneda. Encontram-se matas pujantes como as dos vidoeiros de Lamas de Mouro, dos carvalhos na Portela do Mezio ou a rara e sensível Mata da Albergaria. Há quedas de água, como as do rio Arado (perto da aldeia de Ermida).

Desaparecidos o lobo e a cabra selvagem, subsistem da fauna original da zona o garrano (cavalo selvagem de pequeno porte) e o corço, bem como o javali, a raposa, a lontra, para além de diversas espécies de aves de rapina. Assim se justifica que em 2007 tenha aderido à rede das melhores áreas naturais da Europa, depois de ter sido aceite a sua candidatura ao sistema de certificação PAN Park´s.

Acessos: Automóvel: EN 202. Comboio: Estação de Braga.
Área: 72.000
Observações: Existem delegações do Parque em Arcos de Valdevez (Tel. 258515338), Terras de Bouro (Tel. 253390110) e Montalegre (Tel. 276518320).Eleita uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal em Setembro de 2010, categoria de Zonas Protegidas.
Percursos pedestres: Gerês-Pedra Bela-Cascata do Arado-Ermida-Gerês; Gerês-Leonte-Albergaria-Portela do Homem-Albergaria-Campo do Gerês-S. Bento da Porta Aberta-Gerês; Gerês-Ermida-Fafião-Pincães-Cabril-Barragem de Venda Nova-Barragem de Salomonde-Cerdeirinhas-Rio Caldo-Gerês.
Serviços disponíveis: Centro de Informação, Centro de Interpretação, Núcleo Eco-museológico, Percursos Pedestres
Morada: Avenida António Macedo António Macedo
Código Postal: 4704 538 AVELEDA BRG
Tel: 253203480
E-mail: pnpg@icn.pt
Site: www.icn.pt
Distrito: Braga
Concelho: Braga
Freguesia: Aveleda
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora

Boa
Vida