14º

de 51
ver todos

Palácio de São Bento - Assembleia da República

14º

de 51
ver todos

Edifício onde funciona actualmente a Assembleia da República, era originalmente o antigo convento da Ordem de São Bento, fundado 1598. Em meados do século XVIII, passa a albergar o arquivo Nacional da Torre do Tombo até 1990, passando a funcionar as Cortes em 1834, após as Lutas Liberais.
No final do século XIX, sofreu um grande incêndio, sendo então remodelado, segundo o projecto de Ventura Terra que lhe deu o aspecto actual com a fachada neoclássica. Entre 1933 e 1942 foram realizadas novas obras interiores e exteriores, que tornaram mais monumental a zona envolvente, com a colocação das quatro estátuas à entrada, e a construção da escadaria exterior.

No seu interior é de destacar a Sala das Sessões, onde decorrem as sessões parlamentares, a Sala dos Passos Perdidos com pinturas de Columbano e a Sala do Senado com bustos da autoria de Anatole Camels. A classificação inclui também a escadaria exterior e jardim confinante com a residência do Primeiro-Ministro. (Monumento Nacional)

Ano de Construção: Séc. XVI
Observações: Funciona neste palácio, também conhecido por Palácio das Cortes e Palácio dos Congressos, a Assembleia da República.
Ocupação actual: Para marcar visitas é necessário contactar o Centro de Informação ao Cidadão e Relações Públicas da Assembleia da República. Telefone: 213919625. Fax: 213917458. Email: cic.rp@ar.parlamento.pt
Morada: Praça de São Bento
Código Postal: 1200 814 LISBOA
Tel: 213919000
E-mail: cic.rp@ar.parlamento.pt
Site: www.parlamento.pt
Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa
Freguesia: Lapa
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora