de 10
ver todos

Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa

de 10
ver todos

O Museu encontra-se aberto ao público desde Junho de 2007. O seu nome está associado ao arcebispo D. Diogo de Sousa (1505-1532), a quem se ficaram a dever importantes medidas de remodelação urbanística em Braga, e o facto de ter reunido os testemunhos arqueológicos desta cidade até então dispersos. As instalações do museu foram projectadas para a zona arqueológica mais significativa e mais bem preservada na cidade de Braga. A progressiva integração e valorização de núcleos de ruínas arqueológicas no centro histórico da cidade, veio possibilitar a criação de um circuito de visita, que se articula em torno do museu.

O projecto arquitectónico é da autoria de Carlos Guimarães e Luís Soares Carneiro e desenvolve-se em três corpos, articulados entre si - a área destinada ao público, com a cafetaria, e o sector técnico e de serviços. A área destinada ao público integra os espaços expositivos, um auditório, loja, centro documental e serviços educativos. Possui ligação directa à Cafetaria / restaurante. O sector técnico engloba um laboratório de restauro e demais sectores de actividade relacionados com o estudo e valorização das colecções, deste e de outros museus, na região.

A exposição permanente está organizada em torno de quatro grandes núcleos. No primeiro núcleo estão expostas as colecções que abarcam os períodos compreendidos entre o Paleolítico e a Idade do Ferro. Sob o ponto de vista geográfico, nesta primeira sala a área de proveniência das colecções abarca a região do Minho. Nas três salas seguintes, as colecções possuem uma maior unidade geográfica, uma vez que provêm de Bracara Augusta e do território em seu redor. Na segunda sala, podem ser observados os testemunhos arqueológicos que ilustram a integração da cidade no Império Romano. Na terceira sala pode tomar-se contacto com alguma informação alusiva à metodologia de escavação e estudo do projecto de arqueologia urbana, bem como, com as colecções associadas ao espaço doméstico. Na última sala, para além do conjunto de miliários provenientes das vias, podemos observar o espólio de necrópoles, localizadas na proximidade dessas vias.

Acessos: Transportes Autocarro n.º7, a partir do centro da cidade. Próximo da estação de comboio (10 minutos a pé). Próximo da estação de camionagem (15 minutos a pé).
Dia(s) de Encerramento: Segundas1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro
Horário de visita: Todos os dias. De 16 Setembro a 31 Maio: Das 9h30 às 17h30 | De 1 Junho a 15 Setembro: Das 9h30 às 18h00.
Observações: Preço: 3€
Serviços disponíveis: Serviço Educativo:organização de visitas-guiadas para grupos, oficinas lúdico-pedagógicas ou outras actividades, mediante marcação prévia. Centro Documental (Biblioteca Multimédia) : especializado na área da Arqueologia. Dispõe de informação relativa à arqueologia regional.Loja:funciona no horário do Museu.Cafetaria / Restaurante: funciona no horário do Museu acesso directo, a partir do exterior. Entrada livre. Auditório: equipado com sistema de tradução simultânea. Jardim: horário de funcionamento do Museu. Entrada livre e directa a partir do exterior.
Acessibilidade de deficientes motores: Acessibilidade fácilParque de estacionamento junto ao Museu. Rampa de acesso à entrada do Museu e elevador
Morada: Rua dos Bombeiros Voluntários
Código Postal: 4700 025 BRAGA
Tel: 253273706
E-mail: mdds@ipmuseus.pt
Site: culturanorte.pt/pt/patrimonio/museu-de-arqueologia-d-diogo-de-sousa/
Distrito: Braga
Concelho: Braga
Freguesia: Cividade
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora