O Museu da Boneca expõe e divulga uma colecção visitável de bonecas, propriedade de Rosa Maria Vieira, que, ao longo dos anos, reuniu já cerca de 5000 exemplares de bonecos e bonecas das mais variadas formas, tamanhos e materiais.
A exposição permanente reúne vários modelos de bonecas trabalhadas em cerâmica. A fragilidade dos materiais de fabrico e o requinte do vestuário fizeram destes exemplares peças de carácter iminentemente decorativo. Nesta sala podem observar-se miniaturas, bonecas à escala para casas de brincar e vitrinas, assim como peças de maiores dimensões adequadas à decoração de espaços mais amplos. As feições de bebé e de menina, uma constante na exposição, permitem-nos perspectivar um pouco do que tem sido o gosto dos adultos por este tipo de brinquedo em particular.
Num ambiente informal e descontraído propõe-se, no âmbito das exposições temporárias, uma visita a bonecas modernas em tecido, esferovite, madeira, borracha e plástico, que foram, e são, objecto de brincadeira dos mais jovens. Podem, desde modo, conhecer-se objectos que têm, ao longo de gerações, contribuído para a criatividade das crianças - como as marionetas e os fantoches - e para o seu desenvolvimento afectivo: imitações de bebés, bonecas articuladas e interactivas, bonecas manequim para vestir e enquadrar em cenários privados e públicos (edifícios e espaços), personagens, figuras de acção e heróis usados para simular histórias de ficção ou miniaturas em plástico que vivem em constante aventura.