Quantcast
PORTUGAL FAZ-LHE BEM

Morcela de Assar de Portalegre - IGP

Morcela de Assar de Portalegre - IGP

Enchido fumado, composto, basicamente, por gorduras e sangue de porco da Raça Alentejana, sal, alhos secos pisados não germinados, cominhos, pimentão e, por vezes, vinho da região de Portalegre. Como invólucro pode ser utilizada tripa delgada ou tripa grossa, exclusivamente de porco. Tem formato de ferradura, individualizado, apertado nas extremidades por fio de algodão por torção e/ou atadura, comprimento até 40 cm, diâmetro entre 20 e 45 mm e consistência firme. O ritual da matança do porco, desde sempre associado à economia rural do Alentejo, perde-se na memória dos tempos. A oferta concentrada da carne, aliada à dificuldade de escoamento, conduziu ao aperfeiçoamento de técnicas de transformação e conservação. A excelente qualidade deste enchido, como dos outros da região do Alentejo, é devida aos processos tradicionais de fabrico, à qualidade da matéria-prima e, principalmente, às condições edafo-climáticas da Serra de São Mamede.

Coloração: Coloração negra e brilhante
Endereço (OCC): Parque dos Leilões de Gado de Portalegre - Estrada Nacional nº 246 - Apartado nº 269 7300 PORTALEGRE
Fax (OCC): 245207521
Legislação Aplicável: A área geográfica de produção consta do Despacho nº 16/96, de 21-03, o qual também reconheceu a Indicação Geográfica. A Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre foi reconhecida como Organismo Privado de Controlo e Certificação pelo Aviso do DR nº 96, de 23-04-96. A Indicação Geográfica foi registada e protegida pelo Regulamento (CE) nº 1857/97, de 26-09.
Número de Produtores: 35
Observações: IGP - Indicação Geográfica Protegida
Organismo de Controlo e Certificação: AADP - Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre
Processo de Fabrico: Em primeiro lugar, miga-se a carne e a gordura, junta-se o sangue fresco, mentido num recipiente adequado (alguidar de barro vidrado) à temperatura certa, colocado sobre cinzas quentes, para impedir a coagulação. Adicionam-se depois os condimentos, mistura-se bem e deixa-se a repousara entre 12 e 24 horas num local de temperatura não superior a 10ºC e humidade à volta dos 80/90%. O enchimento é feito em tripa delgada de porco, procedendo-se, depois, à fumagem (com lenha bem seca de azinho e/ou sobro) durante, no máximo, 10 dias. O produto final deve ser armazenado, conservado e comercializado a uma temperatura entre 5º e 15ºC.
Produção Anual: 300 toneladas (total de enchidos).
Sabor e Aroma: Sabor predominante a alho e levemente a fumado.
Telefone (OCC): 245201296
Zona de Origem: A área geográfica de produção está circunscrita aos concelhos do distrito de Portalegre.
Morada: Estrada Nacional 246 Parque dos Leilões de Gado de Portalegre - Apartado 80
Código Postal: 7300 PORTALEGRE
Tel: 245331064
E-mail: natur-al-carnes@iol.pt
Distrito: Portalegre
Concelho: Portalegre
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora

Boa
Vida