Maçã Bravo de Esmolfe - DOP

Maça com diâmetro de 5 cm, de forma oblongo-cónica e casca esbranquiçada, por vezes com manchas avermelhadas, manchada ou raiada com carepa na fossa peduncular, de polpa branca, macia, sumarenta e doce. A produção é obtida através de árvores dispersas, em altitudes de 350 a 550 m. A área de pomares é de 140 ha e o número médio de árvores por pomar velho é de 800 a 1600 e nos novos é, cerca de, 400. Esta maçã entra em produção de uma forma lenta, de dois em dois anos. A árvore é conhecida desde o Séc. XVIII, cuja variedade é originária da aldeia de Esmolfe (Penalva do Castelo) e terá sido obtida a partir de uma árvore de crescimento espontâneo.

Apanha e Tratamento: Não são usados reguladores de crescimento, exceptuando as podas. A colheita começa em meados de Setembro.
Área de Produção (ha): 140
Aroma e Sabor: Sumarento e doce.
Coloração: Maçã com casca esbranquiçada, por vezes com manchas avermelhadas, manchada ou raiada.
Endereço (OCC): Centro de Formação Profissional de Agricultura de Viseu - Quinta do Fontelo - Guimarães - Apartado nº 1104 3506 VISEU
Fax (OCC): 232440980
Forma de Comercialização: A sua apresentação no mercado faz-se em caixas contendo apenas duas camadas de frutos, colocados em alvéolos.
Legislação Aplicável: A área geográfica delimitada de produção consta do Despacho nº 58/94 de 20-01, o qual também reconheceu a Denominação de Origem. O estatuto de Organismo Privado de Controlo e Certificação foi reconhecido à FELBA - Centro de Valorização das Frutas e Legumes da Beira Alta, pelo Aviso publicado no D.R. nº 38 de 15-02-94. A Denominação de Origem foi registada e protegida pelo Regulamento (CE) nº 1107/96, de 12-06.
Observações: DOP - Denominação de Origem Protegida
Organismo de Controlo e Certificação: FELBA - Centro de Valorização dos Frutos e Legumes da Beira Alta
Produção Anual (Toneladas): 1000
Telefone (OCC): 232440958
Zona de Origem: A área geográfica de produção está circunscrita aos concelhos de Manteigas, Seia, Gouveia, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Guarda, Pinhel, Covilhã, Belmonte, Fundão, Arganil, Tábua, Oliveira do Hospital, Tondela, Santa Comba Dão, Carregal do Sal, Nelas, Mangualde, Penalva do Castelo, Sátão, Aguiar da Beira, Viseu, São Pedro do Sul, Vila Nova de Paiva, Castro Daire, Trancoso, Sernancelhe, Penedono, Moimenta da Beira, Tarouca, Lamego e Armamar.
Morada: Rua António Augusto Ferreira Quinta do Fontelo
Código Postal: 3500 021 VISEU
Tel: 232440958
E-mail: Felba@mail.pt
Distrito: Viseu
Concelho: Viseu
Freguesia: Santa Maria
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora