Lombo Enguitado de Portalegre - IGP

Lombo Enguitado de Portalegre - IGP

Ensacado, curado por fumagem, composto por lombo de porco da Raça Alentejana, limpo de gordura superficial, fresco, com sal, alhos secos pisados, pimentão e, por vezes, vinho branco da região de Portalegre. O invólucro é a designada "pele das banhas" de porco. Tem um formato direito, cilíndrico, enguitado por dupla passagem com fio de algodão e apertado por atadura e/ou torção nas duas extremidades, com comprimento máximo de 50 cm, diâmetro entre 6 cm a 8 cm e consistência semi-rija. A excelente qualidade deste ensacado, como dos outros enchidos da região do Alentejo, é devida aos processos tradicionais de fabrico, à qualidade da matéria-prima e, principalmente, às condições edafo-climáticas da Serra de São Mamede.

Coloração: Cor avermelhada-rosada, brilhante
Endereço (OCC): Parque dos Leilões de Gado de Portalegre, Estrada Nacional 246 - Apartado 269, 7300 PORTALEGRE
Fax (OCC): 245207521
Legislação Aplicável: A área geográfica de produção consta do Despacho nº 16/96, de 21-03, o qual também reconheceu a Indicação Geográfica. A Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre foi reconhecida como Organismo Privado de Controlo e Certificação pelo Aviso do DR nº 96, de 23-04-96. A Indicação Geográfica foi registada e protegida pelo Regulamento (CE) nº 1857/97, de 26-09.
Observações: IGP - Indicação Geográfica Protegida
Organismo de Controlo e Certificação: AADP - Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre
Processo de Fabrico: O lombo de porco, depois de aparado, é golpeado e mergulhado e/ou barrado com uma calda composta pelos condimentos, assim permanecendo durante dois a sete dias. Decorrido este período, dobra-se ao meio, de forma a que a gordura fique na parte de dentro, e envolve-se na pele das banhas, enguita-se e aperta-se com dupla atadura. Seguidamente, pica-se e coloca-se em fumagem (com lenha bem seca de azinho e/ou sobro), durante cerca de seis dias. Passado este tempo, retira-se do fumeiro, voltam a apertar-se os fios e reinicia-se a operação de fumagem, repetindo-se os procedimentos até o produto se encontrar completamente curado. O produto final deve ser conservado a uma temperatura entre 5º e 15ºC.
Produção Anual: 10 toneladas.
Sabor e Aroma: Agradável, suave, pouco salgado e ligeiramente picante.
Telefone (OCC): 245201296
Zona de Origem: A área geográfica de produção está circunscrita aos concelhos do distrito de Portalegre.
Morada: Estrada Nacional 246 Parque dos Leilões de Gado de Portalegre - Apartado 80
Código Postal: 7300 PORTALEGRE
Tel: 245331064
E-mail: natur-al-carnes@iol.pt
Distrito: Portalegre
Concelho: Portalegre
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora