de 17
ver todos

Jardins do Palácio Nacional de Queluz

de 17
ver todos

Os Jardins do Palácio Nacional de Queluz abrangem cerca de 16 hectares da antiga Real Quinta de Queluz. Cenário de festas da Família Real, sobretudo entre 1752 e 1786, constituem um importante valor paisagístico e patrimonial, sendo considerados dos mais importantes jardins históricos de Portugal. De evidente inspiração francesa, dividem-se em vários espaços distintos, como o Jardim Grande (ou Jardim de Neptuno), o Jardim Novo (ou Jardim de Malta) e o Jardim Botânico.

São jardins de buxo geométricos, marcados pelos conjuntos escultóricos (que representam, nomeadamente, figuras mitológicas da antiguidade clássica), por cascatas e tanques de água, pelas gaiolas com pássaros exóticos e pelos azulejos.

Em 2017, reabriu o Jardim Botânico, construído entre 1769 e 1776, mas transformado em roseiral no ano de 1940, depois de ter sido sucessivamente destruído por fenómenos naturais. A sua recuperação repôs as quatro estufas, de acordo com a interpretação dos desenhos históricos e dos resultados das sondagens arqueológicas. No interior das estufas, foram plantados ananases, produzidos em tempos para os banquetes de Queluz. Um trabalho que, em 2018, valeu a atribuição do Prémio Europa Nostra na categoria de Conservação.

Dia(s) de Encerramento: Terças
Horário de Funcionamento: Janeiro a Abril e Outubro a Dezembro: das 10:00 às 17:00; Maio a Setembro: das 10:00 às 18:00.
Observações: Fecha Terças, dia 01 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 01 de Maio, 29 de Junho (feriado municipal) e 25 de DezembroPalácio e Jardins classificados como Monumento Nacional.
Morada: Largo Palácio
Código Postal: 2745 191 QUELUZ
Tel: 214343860
Site: www.parquesdesintra.pt
Distrito: Lisboa
Concelho: Sintra
Freguesia: Queluz
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora