de 1
ver todos

Floresta de Laurissilva na Madeira

de 1
ver todos

A Floresta Laurissilva da ilha da Madeira, classificada como Património Mundial Natural pela UNESCO em 1999, é o que resta de um antigo coberto florestal que permaneceu durante cinco séculos intocável pela acção humana. É uma floresta de características subtropicais, húmida, cuja origem remonta ao Terciário, época em que chegou a ocupar vastas extensões do Sul da Europa, da bacia do Mediterrâneo e do Norte de África. As últimas glaciações conduziram ao seu desaparecimento no continente europeu, sobrevivendo apenas nos arquipélagos atlânticos dos Açores, da Madeira, das Canárias e de Cabo Verde.

A Floresta Laurissilva ocupa uma superfície de 15000 hectares, o que representa 20% do total da ilha, nas encostas viradas a Norte, cobrindo de um verde luxuriante as íngremes vertentes e os vales profundos entre os 300 e 1300 metros de altitude. Constitui, actualmente, a mais extensa e a mais bem conservada Laurissilva de todo o mundo. Toda a área integra o Parque Natural da Madeira, objecto de protecção especial.

Os critérios que presidiram à atribuição da classificação da UNESCO prendem-se com o facto de a floresta constituir um exemplar eminentemente representativo do processo ecológico e biológico em curso na evolução e desenvolvimento de ecossistemas e comunidades de várias plantas e animais. Abrange, igualmente, habitats naturais de reconhecida importância para a conservação in situ da diversidade biológica, incluindo aqueles onde sobrevivem espécies ameaçadas de valor universal excepcional sob o ponto de vista da ciência ou da conservação. Em termos de flora, merecem especial destaque o til, o vinhático, o loureiro e o barbusano, todas da família das lauráceas. Na fauna, destaca-se o tentilhão da Madeira por ser muito abundante e as oito espécies de morcegos, o pombo trocaz e a freira da Madeira.

Motivos de interesse: Nas árvores, merecem especial destaque o Til, o Vinhático, o Loureiro e o Barbusano, todas da família das Lauráceas. Grande diversidade e desenvolvimento de comunidades de líquenes e de briófitos. Na avifauna, destaca-se o Tentilhão da Madeira por ser muito abundante. De assinalar também a presença de inúmeros moluscos e insectos endémicos.
Observações: Eleita uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal em Setembro de 2010, categoria de Florestas e Matas.
Título: Paraíso Natural único
Morada: Caminho do Meio Quinta do Bom Sucesso
Código Postal: 9050 251 FUNCHAL
Tel: 291214360
E-mail: pnm@gov-madeira.pt
Site: www.pnm.pt
Distrito: Ilha da Madeira
Concelho: Funchal
Freguesia: Santa Maria Maior
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora