Farinheira de Portalegre - IGP

Farinheira de Portalegre - IGP

Enchido composto por gorduras frescas de porcos da Raça Alentejana (pelo menos 45% da massa total dos ingredientes utilizados), abatidos entre os 12 e os 20 meses, curado pelo fumo, farinha de trigo, sal alhos secos pisados, pimenta e pimentão da horta em massa. O invólucro é tripa natural seca, exclusivamente de bovino. Tem o formato de uma ferradura, apertado nas duas extremidades com fio de algodão, e um comprimento máximo de 35 cm. Tem uma consistência pastosa, de massa grumosa. Tal como os outros enchidos tradicionais da região alentejana, tem uma origem muito antiga. As características intrínsecas do produto estão indissociavelmente ligadas ao microclima da Serra de São Mamede e à arte única e especial das gentes do Alentejo.

Coloração: Amarela acastanhada, brilhante
Endereço (OCC): Parque dos Leilões de Gado de Portalegre, Estrada Nacional 246 - Apartado 269, 7300 PORTALEGRE
Fax (OCC): 245207521
Legislação Aplicável: A área geográfica de produção consta do Despacho nº 16/96, de 21-03, o qual também reconheceu a Indicação Geográfica. A Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre foi reconhecida como Organismo Privado de Controlo e Certificação pelo Aviso do DR nº 96, de 23-04-96. A Indicação Geográfica foi registada e protegida pelo Regulamento (CE) nº 1857/97, de 26-09.
Número de Produtores: 35
Observações: IGP - Indicação Geográfica Protegida
Organismo de Controlo e Certificação: AADP - Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre
Processo de Fabrico: As gorduras frescas resultantes da desmancha do porco são picadas em pedaços muito pequenos e bem misturadas com alho, sal, massa de pimentão doce e água. Esta massa fica depois em repouso entre dois a cinco dias num local com temperatura não superior a 10º C e humidade próxima dos 80/90%. Por ocasião do enchimentos das tripas, adiciona-se à massa água a ferver com farinha de trigo e amassa-se muito bem. Enchem-se depois as tripas de vaca, que não devem ficar muito cheias, deixando-se cerca de 1,5 a 2 cm de tripa vazia. De seguida, ocorre a fumagem, a qual deve ser feita com lenha bem seca de madeira de azinho e/ou sobro, durante um período de 3 a 15 dias. O produto final deve ser conservado e armazenado a uma temperatura entre 5º e 15ºC.
Produção Anual: 300 toneladas (total de enchidos).
Sabor e Aroma: Agradável, suave ou delicado, pouco salgado e ligeiramente picante.
Telefone (OCC): 245201296
Zona de Origem: A área geográfica de produção está circunscrita aos concelhos do distrito de Portalegre.
Morada: Estrada Nacional 246 Parque dos Leilões de Gado de Portalegre - Apartado 80
Código Postal: 7300 PORTALEGRE
Tel: 245331064
E-mail: natur-al-carnes@iol.pt
Distrito: Portalegre
Concelho: Portalegre
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora