A Escola Portuguesa de Arte Equestre é a sequência do que foi a Picaria Real, academia equestre da Corte portuguesa encerrada no século passado, que se localizava no Picadeiro Real de Belém (actual Museu dos Coches). Porém não estão extintos o ensinamento e tradição da Picaria Real, que nunca deixou de influenciar a maneira de montar em Portugal.
Por outro lado e devido à prática, nunca interrompida, do toureio equestre, foi conservado até hoje o mesmo tipo de cavalo utilizado no século XVIII, bem como a mesma equitação, as mesmas selas e os mesmos trajes.
Tudo isto constitui um património cultural equestre único no mundo.
A Escola Portuguesa de Arte Equestre destina-se a conservar e a dar a conhecer este património e também a prática, divulgação e ensino da Arte Equestre de tão antigas e brilhantes tradições em Portugal.
Os cavalos utilizados na EPAE são Lusitanos da coudelaria de Alter, antiga coudelaria da Casa Real Portuguesa que foi fundada em 1748 por El-Rei D. João V.
ESPECTÁCULOS
Trabalho à Vara
Destina-se ao ensino dos ares altos. O exercício preparado é o PIAFFER, trote no mesmo terreno com elevação e cadência. Como ares altos veremos:
CAPRIOLA. O cavalo, elevando-se no ar, distende energicamente os posteriores, planando um momento na altitude de cavalo alado.
LEVADA. O cavalo, flectindo graciosamente os membros, permanece uns momentos na atitude que se vê em tantas estátuas equestres.
CORVETA. Salto sobre os posteriores a partir da atitude de LEVADA.
PIAFFER NOS PILÕES. Os mestres antigos usavam os pilões para reforçar a concentração dos cavalos.
Rédeas Longas
Pelo ensino, o cavalo torna-se dócil e adquire uma cadência lenta que permite
ser conduzido por um homem a pé. As indicações das rédeas e da vara são
suficientes para que execute os mais difíceis exercícios de Alta Escola que
vemos no cavalo montado.
Solo
Apresentação de um cavalo montado nos três andamentos.
Ares Altos
Os exercícios que vimos à vara são executados, agora, montados. Os ares altos constituíam o primor máximo da equitação barroca.
Pas de Trois
Demonstração por três cavaleiros de vários movimentos e figuras nos três andamentos.
Carrocel
Um grupo de dez cavaleiros apresenta-se em evoluções de conjunto, espécie de ballet equestre.