205º

de 74
ver todos

Conversas de Alpendre

205º

de 74
ver todos

Conversas de Alpendre é um retiro escondido no Algarve. Uma quinta com amplas vistas mar, situada entre Tavira e Vila Real de Sto. António, perto das aldeias de Sta. Rita e Cacela Velha. Entre o campo e a praia, está perto da serra algarvia bem como das praias de Manta Rota, Praia Verde e Pedras d´el Rey. Oferece casas e suites com todo o tipo de comodidades. As casas têm entradas independentes e terraços privativos. Na sala comum, com apoio de bar, é servido o pequeno-almoço regional com pão caseiro, mel e compotas, doces regionais, queijo fresco e sumos naturais. No exterior pode relaxar num amplo jardim, na piscina de água salgada ou dar um passeio de bicicleta pela envolvente. Poderá ainda escolher um livro da biblioteca e procurar um dos recantos da quinta para uma tarde de leitura descansada.

Localização: Campo
Período de funcionamento: Todo o ano.
Categoria: Turismo Rural
Acessibilidade de deficientes motores: Acessibilidade fácil
Morada: Sítio das Laranjeiras Santa Rita
Código Postal: 8900 018 VILA NOVA DE CACELA
Tel: 918885591
E-mail: geral@conversasdealpendre.com
Site: www.conversasdealpendre.com
Distrito: Faro
Concelho: Vila Real de Santo António
Freguesia: Vila Nova de Cacela

Conversas de Alpendre – Vila Real de Santo António


Ares de campo e vistas de mar


Nelson Jerónimo Rodrigues

Um alpendre onde as conversas andam à solta serviu de inspiração a este turismo rural que junta o charme de uma casa rústica ao sossego de uma quinta quase secreta. Aqui oferece-se o melhor do Algarve rural mas com o mar sempre à espreita.

Quem faz a estrada que liga as aldeias de Santa Rita e Cacela-a- Velha dificilmente imagina que por detrás de um pequeno portão está um dos segredos mais bem guardados do sotavento algarvio. Escondido entre hortas e pomares, este turismo rural inaugurado em meados de 2012 passa quase despercebido por fora, mas lá dentro revela-se um verdadeiro tesouro.

É certo que o muro junto à entrada avisa os turistas para a existência de um alojamento nas proximidades, mas até a maioria dos habitantes locais desconhece o Conversas de Alpendre. Para eles, ali fica a Quinta do Barrocal por isso, se tiver dificuldade em encontrar o sítio, o melhor mesmo é perguntar por este nome.

Depois de passado o portão é preciso fazer um caminho estreito ladeado por laranjeiras e outras árvores de fruto mas rapidamente chegamos ao amplo terreiro que serve de anfitrião aos visitantes. E assim, num abrir e fechar de olhos damos connosco num pequeno paraíso campestre.

À sombra da alfarrobeira

De um lado do terreiro temos uma casa rasteira e bem inserida na paisagem, enquanto do outro estende-se um terreno a perder de vista onde a mão do Homem é quase inexistente. O objetivo é mesmo esse: mostrar a Natureza no seu estado mais puro e permitir que ela seja desfrutada.

Depois de um rápido olhar em redor, a nossa atenção prende-se quase de imediato numa enorme alfarrobeira que já deu sombra a muitas gerações. Nos seus ramos tem uma cadeira suspensa que convida à leitura e à contemplação, a começar pelas imponentes e retorcidas raízes ali ao lado que nos fazem pensar na quantidade de séculos que já passaram por aquela árvore.

Depois desta, muitas mais se seguem. Oliveiras, figueiras, laranjeiras e pessegueiros, todas elas biológicas e com frutos à mão de semear que estão ali mesmo para os hóspedes colherem e saborearem. Se tiver pudor em apanhá-las não se preocupe porque talvez as encontre na manhã seguinte, ao pequeno-almoço, seja no seu estado natural ou em deliciosas compotas caseiras.

Uma casa algarvia, com certeza

De regresso ao pátio principal é tempo de descobrir a intervenção humana na propriedade. À direita, onde está agora a receção, fica uma antiga moradia rústica (exemplarmente recuperada) e a ela acrescentou-se um anexo de arquitetura algarvia, caracterizada pelas paredes brancas emolduradas a amarelo torrado.

No centro dos dois edifícios fica o alpendre que ajudou a batizar este turismo rural. Foi ali que durante vários anos a família do atual proprietário se reunia para fazer jantaradas, sempre propícias a longas e profícuas conversas. A dois passos fica a piscina, vedada para segurança das crianças mas rodeada por confortáveis espreguiçadeiras e cadeirões.

De dia estão à sombra de dois chapéus-de-sol em palha mas à noite ficam iluminados pela luz das velas que entretanto foram espalhadas pelo deck de madeira. O sítio certo para ter uma conversa noite dentro, só com o gri-gri dos grilos como som ambiente.

Charme, sobriedade e conforto

O alojamento é composto por uma casa T1, outra T2 e três suítes, todas com entradas independentes. A primeira fica num piso mais elevado e oferece duas mais-valias: uma kitchenette e um enorme terraço privativo com as melhoras vistas para o mar. Já o T2 é ideal para casais com filhos, porque além da kitchenette conta também com dois quartos, uma sala e uma açoteia onde eles podem brincar à vontade. Já as suítes ficam viradas para a piscina e, para lá das camas (de casal ou individuais) têm também um pequeno sofá numa sala contígua.

A decoração varia de espaço para espaço mas tem como denominador comum o bom gosto e o mobiliário clássico, parte dele recuperado ou comprado a antiquários. E quase todas as divisões têm alguma peça especial, seja um brinquedo antigo ou uma fotografia a preto e branco que dá a conhecer o Algarve dos princípios do século passado.

Entre os espaços comuns destaca-se a biblioteca, uma pequena capela e a sala de estar onde são servidos os pequenos-almoços. E já que falamos neles não podemos deixar de elogiar a qualidade dos produtos servidos, muitos deles locais, caseiros e biológicos.

O melhor de vários mundos

Ao contrário de boa parte dos alojamentos algarvios, este turismo rural assume-se como um espaço para todo o ano - quase “uma segunda casa” – e tem razões para isso. Afinal, o mar fica bem próximo (a meia dúzia de quilómetros) mas a serra também já se avista e o campo, esse, está ali mesmo.

Sítios assim, que juntem o melhor de dois mundos (três neste caso…), são cada vez mais raros no Algarve, por isso espera-se longa vida a este projeto que dá os primeiros passos. Por enquanto, ainda é um segredo bem guardado mas muitas outras conversas há-de ter aquele alpendre…


 

2012-07-30
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora