Cereja de São Julião - Portalegre - DOP

Cereja de cor preta, de sabor muito doce e com acentuada pigmentação na polpa, de forma redonda, pedúnculo comprido e com peso médio entre 5 a 8 gramas. Este tipo de cereja é proveniente de cultivares resultantes do cruzamento da cerejeira brava com as variedades autóctones da zona de Portalegre.

Apanha e Tratamento: No cultivo, executa-se uma lavoura em Novembro, Fevereiro ou Abril e, em anos chuvosos, ainda uma em Julho. Aplicam-se três tratamentos no início, meio e término da queda das folhas, utilizando-se para o efeito, adubos à base de fósforo, magnésio e boro. Executa-se uma poda em verde (Junho) e uma poda de formação na primavera. A cereja é colhida directamente da árvore, a partir da segunda quinzena de Junho até finais de Julho. A colheita vai para um cesto de madeira devidamente revestido para amortecer a queda do fruto. é depois escolhida, seleccionada e embalada.
Aroma e Sabor: Sabor muito doce, com acentuada pigmentação na polpa.
Coloração: Preta
Endereço (OCC): Parque dos Leilões de Gado de Portalegre, Estrada Nacional 246 - Apartado 269, 7300 PORTALEGRE
Fax (OCC): 245207521
Legislação Aplicável: A área geográfica delimitada de produção consta do Despacho nº 46/94, de 20-01, o qual também reconheceu a Indicação Geográfica. Reconhecido o estatuto de Organismo Privado de Controlo e Certificação à AADP - Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre pelo Aviso publicado no D. R. nº 28 de 03-02-94. A Indicação Geográfica foi registada e protegida pelo Regulamento (CE) nº 1107/96, de 12-06.
Número de Produtores: 23
Observações: DOP - Denominação de Origem Protegida
Organismo de Controlo e Certificação: AADP - Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre
Telefone (OCC): 245201296
Zona de Origem: A área geográfica de produção está circunscrita aos concelhos de Marvão, Castelo de Vide e Portalegre.
Morada: Estrada Nacional 246 Parque de Leilões de Gado de Portalegre
Código Postal: 7300 PORTALEGRE
Tel: 254331064
Distrito: Portalegre
Concelho: Portalegre
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora