de 6
ver todos

Centro de Interpretação do Bordado

de 6
ver todos

O Centro de Interpretação visa contribuir para a revalorização, recuperação, inovação e relançamento do Bordado de Castelo Branco, o ex-libris da cidade e do Concelho, forma de expressão artística ímpar. A sua criação resultou da recuperação de um edifício iconográfico de Castelo Branco, o Domus Municipalis, antiga Casa da Vila, antiga Cadeia e, mais recentemente, Biblioteca Municipal, situado na Praça Velha. De beleza reconhecida e exemplo de originalidade no âmbito nacional, o Bordado de Castelo Branco apresenta duas características dominantes: a origem artística e o significado económico. A primeira manifesta a existência de uma arte própria, com estilo peculiar, a segunda evidencia a concentração desta indústria de bordado na zona do Distrito de Castelo Branco.
Além de espaço museológico e loja, o centro acolhe também a Oficina-Escola de Bordado de Castelo Branco, que reúne algumas das mais aptas bordadoras, artífices das peças de genuíno Bordado de Castelo Branco, atualmente na fase final do processo de Certificação.
O Centro de Interpretação oferece ao visitante um espaço que reúne antigos artefactos e os mais recentes suportes digitais/tecnológicos, num percurso que leva o visitante pelas origens do Bordado de Castelo Branco, desde a sementeira do linho à tecelagem, passando pela criação do bicho da seda e extração da matéria prima, evolução do Bordado e da técnica (pontos), bem como o enquadramento histórico e a simbologia.

Dia(s) de Encerramento: Segundas
Horário de visita: Terça a domingo das 10h às 13h e das 14h às 18h.
Morada: Praça Camões
Código Postal: 6000 116 CASTELO BRANCO
Tel: 272323402
E-mail: oficinaescola.bordado.cb@gmail.com
Site: https://www.cm-castelobranco.pt/visitante/bordado-castelo-branco-o-ex-libris/centro-de-interpretacao-do-bordado/
Distrito: Castelo Branco
Concelho: Castelo Branco
Freguesia: Castelo Branco
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora