de 2
ver todos

Centro de Interpretação das Minas de Ouro de Castromil e Banjas

de 2
ver todos

O concelho de Paredes guarda um dos mais importantes patrimónios geológicos e mineiros do Norte de Portugal: as Minas de Ouro de Castromil e Banjas.
Exploradas desde o período romano até ao século XX, constituem hoje um espaço didático de relevante interesse científico pela riqueza e clareza dos aspetos
geológicos e mineiros presentes no local (falhas geológicas, fósseis, mineralizações, galerias de prospeção e exploração, poços, cortas, etc).
Para a preservação deste património foi criado, e inaugurado em abril de 2013 Centro de Interpretação das Minas de Ouro de Castromil e Banjas, instalado na antiga escola primária de Castromil. Este equipamento é complementando as visitas guiadas à zona mineira com um sistema expositivo que interpreta e contextualiza as particularidades deste valioso património geomineiro. Além de uma seleção de amostras geológicas e artefactos arqueológicos - onde se inclui um tanque onde é possível exercitar a arte de garimpar -, o espaço integra um conjunto de suportes gráficos e multimédia desenvolvidos em parceria com a Glory Box.

Horário de visita: De segunda a sexta, das 09:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30 (horários alternativos a considerar).
Observações: Marcação prévia obrigatória
Morada: Rua Central de Castromil Antiga Escola Primária de Castromil
Código Postal: 4585 679 SOBREIRA
Tel: 255780447
E-mail: arqueologia@cm-paredes.pt
Site: www.fc.up.pt/pessoas/allima/Castromil/
Distrito: Porto
Concelho: Paredes
Freguesia: Sobreira
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora