O concelho de Paredes guarda um dos mais importantes patrimónios geológicos e mineiros do Norte de Portugal: as Minas de Ouro de Castromil e Banjas.
Exploradas desde o período romano até ao século XX, constituem hoje um espaço didático de relevante interesse científico pela riqueza e clareza dos aspetos
geológicos e mineiros presentes no local (falhas geológicas, fósseis, mineralizações, galerias de prospeção e exploração, poços, cortas, etc).
Para a preservação deste património foi criado, e inaugurado em abril de 2013 Centro de Interpretação das Minas de Ouro de Castromil e Banjas, instalado na antiga escola primária de Castromil. Este equipamento é complementando as visitas guiadas à zona mineira com um sistema expositivo que interpreta e contextualiza as particularidades deste valioso património geomineiro. Além de uma seleção de amostras geológicas e artefactos arqueológicos - onde se inclui um tanque onde é possível exercitar a arte de garimpar -, o espaço integra um conjunto de suportes gráficos e multimédia desenvolvidos em parceria com a Glory Box.