Situada à beira do Guadiana, esta unidade de turismo rural iniciou atividade em março de 2012. Frente a Olivença, no outro lado do rio, está situada em Juromenha, num cenário de tranquilidade invulgar, em plena paisagem alentejana. Oferece seis casas de campo independentes, decoradas com a simplicidade e bem equipadas. Uma piscina com vista para o Guadiana e um bar de apoio para refeições ligeiras completam a oferta. As casas estão inseridas numa pequena herdade com olival e surgiram da recuperação de uma edificação já existente, num projeto assinado pelo arquiteto João Pedro Sousa Coelho.
Localização: Beira-rioRetiro no Alentejo
Já não é segredo, afinal, o espaço abriu em 2012, mas uma estadia nas Casas da Juromenha continua a dar a sensação que ali está um recanto acessível só a alguns.
Sob a proteção do castelo que espreita lá do alto, espreguice-se junto à piscina e deixe-se estar a contemplar a serenidade das águas do rio Guadiana que se estende pelo Grande Lago. Passar uns dias nas Casas da Juromenha, no Alandroal, é uma experiência única para ajudar a retemperar as forças. É também uma oportunidade para recordar a história do país, apreciar a paisagem, mas acima de tudo estar em perfeita harmonia com a natureza.
Numa pequena herdade situada à beira rio e com vista para Espanha, encontra seis casinhas coloridas onde não falta a simplicidade e o conforto. Tem opções para duas pessoas ou quatro com quartos amplos, alguns com terraços agradáveis.
É dentro de um cestinho e embrulhado numa toalha a imitar os lenços de namorados que o reconfortante pequeno-almoço é entregue na casa logo de manhã. Vem com sumo de laranja natural, café, iogurtes e outras delícias como compotas para barrar o pão e os croissants.
As seis casas estão equipadas com ar condicionado, lareira, televisão, livros e acesso à internet. Uma pequena cozinha permite a autonomia na preparação de refeições. Porém, se a preguiça impedir de se aventurar em grandes preparos gastronómicos, basta solicitar o serviço de refeições ligeiras na recepção para degustar, sem pressas, alguns pratos de sabor regional.
Apesar do sossego da localidade, ao longo do dia consegue presenciar o movimento da população nas suas actividades quotidianas. Nas encostas ouvem-se os rebanhos e nos campos assiste-se à preparação da terra para novas plantações ou à colheita de legumes e frutas.
A pesca é uma actividade permanente junto à margem e, dentro de água, ao início do dia ou ao entardecer a vista inclui um pescador de barco ou alguém em passeio.
Mexer ou não mexer, eis a questão
Se o pretexto é descansar, estenda-se junto ao jardim ou mergulhe na piscina e fique a contemplar a paisagem. Dentro das casas encontra livros em cada canto ou prateleira. Contudo, na Juromenha não faltam propostas aliciantes para os mais ativos. Há bicicletas que são um convite a um passeio, mas atenção, antes de dar uma voltinha à fortaleza, lembre-se que tem de enfrentar uma imponente subida.
Se preferir algo mais fresco, opte por uma descida do rio de caiaque, windsurf e vela, um passeio para explorar a fauna e flora locais e conhecer os pontos de interesse da região, promovidos pela Wadnature.
De junho a setembro aproveite para participar numa Star Watch - os passeios pelo céu, a observar os astros - ou não estivéssemos em plena Reserva Dark Sky Alqueva, a primeira reserva do mundo a obter certificação pela Unesco e pela Organização Mundial de Turismo. Há ainda pranchas de surf, barcos à vela Open Bic e caiaques que podem ser usados pelos hóspedes e pagos à parte. Recentemente o município do Alandroal inaugurou um percurso de pequena rota circular que passa junto à herdade. Uma estadia nas Casas da Juromenha é também uma oportunidade para recordar a história do país, apreciar a paisagem, mas acima de tudo estar em perfeita harmonia com a natureza.
2013-06-20