Carne Maronesa - DOP

Carne Maronesa - DOP

Carcaças de vitela ou de vaca da Raça Maronesa. As referências mais antigas a esta raça datam de 1835 e situam estes animais nas "Abas do Marão", sendo descritos, essencialmente, com animais leiteiros. O estado de pureza que caracteriza esta raça prende-se com o facto de a sua zona de origem ser uma das mais inóspitas do país, onde seria difícil criar outro tipo de animais.

Caracterização das Raças: Os animais desta raça caracterizam-se por uma pelagem castanha-escura, com uma lista branca na região dorso-lombar direita. São de estatura pequena e membros fortes, bem ligados ao tronco.
Coloração: Vitela: rosa-escuro; Vaca: vermelho-escuro;
Endereço (OCC): Avenida 25 de Abril, 273 S/L, 5370-202 MIRANDELA
Fax (OCC): 278261410
Forma de Comercialização/Consumo: Vitela Maronesa: animais abatidos entre os cinco e os meses de idade, com um peso de carcaça entre os 75 e os 130 kg; Vaca Maronesa: animais abatidos entre os dois e os quatro anos de idade, com um peso de carcaça entre os 200 e os 300 kg. Apresenta-se em carcaças inteiras ou à peça, devidamente embalada e identificada.
Legislação Aplicável: A área geográfica de produção consta do Despacho nº 14/94, de 06-01, o qual também reconheceu a Denominação de Origem. A Associação dos Criadores do Maronês foi reconhecida como Organismo Privado de Controlo e Certificação pelo Aviso do DR nº 21, de 26-01-94. A Denominação de Origem foi registada e protegida pelo Regulamento (CE) nº 1263/96, de 01-07.
Número de Animais: 15685
Observações: DOP - Denominação de Origem Protegida
Organismo de Controlo e Certificação: TRADIÇÃO E QUALIDADE- Associação Interprofissional para Produtos Agro-alimentares de Trás-os-Montes
Produção Anual: 500 toneladas (peso em carcaça).
Sabor: Simples e delicado, nos animais mais jovens e adocicado nos animais adultos. Extrema suculência.
Telefone (OCC): 278261410
Zona de Origem: A área geográfica de produção está circunscrita aos concelhos de Cabeceiras de Basto, Mondim de basto, Ribeira de Pena, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real e algumas freguesias dos concelhos de Amarante, Boticas, Chaves, Montalegre, Murça e Valpaços.
Morada: Estação Fruteira de Abambres
Código Postal: 5000 261 VILA REAL
Tel: 259323051
Distrito: Vila Real
Concelho: Vila Real
Freguesia: Mateus
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora