Carne de Porco Alentejano - DOP

Carne de grão fino, obtida a partir de animais da raça suína alentejana, abatidos entre os 12 e os 20 meses, cuja característica física mais distintiva é a pele preta. Tem alguma expressão no concelho de Ourique. Os leitões são alimentados a leite materno durante cerca de 45 dias, entrando, de seguida, no período de recria, em que a alimentação é à base de cereais, e depois no regime de montanheira, em que os animais pastam ao ar livre no montado, alimentando-se de erva e bolota. Esta carne constitui a base da rica salsicharia regional

Caracterização das Raças: Trata-se de uma raça mediterrânica, pertencente ao género Sus e ao subgénero mediterraneus, de origem africana. Os animais são de tamanho médio, têm a pele preta, cabeça comprida, orelhas pequenas e membros de comprimento médio, finos e aprumados, sendo os pés pequenos e de unha rija.
Coloração: Rosa-pálido a rosa-escuro, consoante a idade do animal.
Endereço (OCC): Avenida de Badajoz, 3, 7350 ELVAS
Fax (OCC): 268626546
Forma de Comercialização/Consumo: O porco alentejano é aproveitado na sua totalidade. A sua carne e vísceras são usadas em inúmeros pratos da gastronomia regional, como por exemplo a cachola, a surra-surra (guisados com fígado, pulmões, coração e sangue), os rins com miolos e lombinhos, o fígado frito, grelhado ou de coentrada, as orelhas e rabos assados na brasa, os chispes de coentrada ou assados no forno, as feijoadas com carnes da cabeça. Os pratos mais nobres, de referência indispensável, são o lombo de porco com amêijoas, as migas com carne de porco, as febras assadas, o entrecosto com pimentão. A carne deve ser cozinhada, acima de tudo, de forma simples, com pouco tempero, pois é bastante saborosa.
Legislação Aplicável: A área geográfica de produção consta do Despacho nº 5084/99, de 22-01, o qual também reconheceu a Denominação de Origem. A Associação Nacional dos Criadores de Porco Alentejano foi reconhecida como Organismo Privado de Controlo e Certificação pelo Aviso do DR nº 60, de 12-03-99.
Número de Animais: 21680
Observações: DOP - Denominação de Origem Protegida
Organismo de Controlo e Certificação: AGRICERT - Certificação de Produtos Alimentares, Lda
Sabor: Carne saborosa e suculenta.
Telefone (OCC): 268625026
Zona de Origem: A área geográfica de produção corresponde, genericamente, ao Alentejo e a alguns concelhos limítrofes do Algarve, Ribatejo e Beira Baixa.
Título: Porco real
Morada: Rua Armação de Pêra 7
Código Postal: 7670 259 OURIQUE
Tel: 286518030
E-mail: acpaourique@mail.telepac.pt
Distrito: Beja
Concelho: Ourique
Freguesia: Ourique
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora