Carne Barrosã - DOP

O gado bovino da raça barrosã alimenta-se essencialmente de pastagens naturais e forragens. As origens desta raça remontam ao tronco mauritano, que terá chegado a esta região através dos contactos estabelecidos com os povos do Norte de África. A raça atingiu o seu período dourado no segundo quartel do século XIX, chegando a ser exportada para Inglaterra.

Caracterização das Raças: Animais com a cabeça de perfil côncavo, curta e larga, os cornos compridos, com pontas reviradas para baixo; a pelagem é castanha-clara, o tronco é largo e os membros são pouco desenvolvidos.
Coloração: Rosada a vermelho-escuro, com gordura branca.
Endereço (OCC): Rua do Monte - Crasto Vairão, 4485-684 VILA DO CONDE
Fax (OCC): 252661780
Forma de Comercialização/Consumo: Carne de Vitela: carcaças de animais abatidos entre os 5 e os 9 meses, pesando entre 70 e 130 kg; Carne de Novilho: carcaças de animais abatidos entre os 9 e os 36 meses, pesando, no mínimo, 130 kg; Carne de Vaca: carcaças de animais com três a quatro anos de idade, com um peso mínimo de 130 kg. Apresenta-se devidamente embalada e identificada.
Legislação Aplicável: A área geográfica de produção consta do Despacho nº 22/94, de 12-01, o qual também reconheceu a Denominação de Origem. A NORTE E QUALIDADE foi reconhecida como Organismo Privado de Controlo e Certificação pelo Aviso do DR nº 25, de 31-01-94. A Denominação de Origem foi registada e protegida pelo Regulamento (CE) nº 1263/96, de 01-07.
Observações: DOP - Denominação de Origem Protegida
Organismo de Controlo e Certificação: NORTE E QUALIDADE - Instituto de Certificação de Produtos Agro-alimentares
Produção Anual: 2500 toneladas.
Sabor: Tenra, suculenta e saborosa.
Telefone (OCC): 252660400/426
Zona de Origem: A área geográfica de produção abrange os concelhos de Amares, Braga, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Fafe, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Terras do Bouro, Vieira do Minho, Vila Verde, Felgueiras, Paços de Ferreira, Arcos de Valdevez, Melgaço, Monção, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Paredes de Coura, Valença, Boticas e Montalegre.
Título: Sabor transmontano
Morada: Avenida do Eiró
Código Postal: 5460 320 BOTICAS
Tel: 276418170
Distrito: Vila Real
Concelho: Boticas
Freguesia: Boticas
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora