de 1
ver todos

Capela e poços de Santo António da Neve

de 1
ver todos

No antigo Cabeço do Pereiro, situado a 1058 metros de altitude, ergue-se uma capela em honra de Santo António, datada de 1786. Pelo facto de ter sido mandada construir por Julião Pereira de Castro, neveiro-mor da casa real, o local passou a designar-se por Santo António da Neve.
Esta capela foi propriedade de particulares durante muitos anos até que em 1954 foi adquirida pela câmara municipal e ficou pertença da Junta de Freguesia do Coentral.
Nesta zona existem também os característicos poços de neve, seguramente mais antigos do que a capela. Dos sete poços neveiros construídos restam apenas três, que pela sua raridade foram considerados imóveis de interesse público. De construção tosca, são redondos no seu interior, embora dois sejam octogonais no exterior e o último é circular. Estão cobertos por abóbadas de pedra (em forma de sino achatado) e todo o conjunto foi edificado com a pedra negra da região. Isolada entre os paredões e coberta depois por palha e fetos, a neve conservava-se nesses amplos reservatórios até ao Verão, protegida dos raios de sol.
Este local é também um excelente miradouro, com vista aberta sobre a paisagem serrana envolvente.

Data de construção: 1786 (capela).
Título: Neve e religião aos 1000 metros
Código Postal: 3280 COENTRAL
Tel: 236432799
E-mail: casadotempo@prazilandia.com
Site: www.cm-castanheiradepera.pt/stantonio.asp
Distrito: Leiria
Concelho: Castanheira de Pêra
Freguesia: Coentral
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora