Cabrito de Barroso - IGP

Cabrito de Barroso - IGP

Carcaças de cabrito das raças serranas e bravia, abatidas aos três meses de idade, e alimentadas, essencialmente, de pastagens naturais. As Terras do Barroso têm uma tradição já longa na criação de gado de várias espécies, especialmente no regime de exploração comunitária.

Caracterização das Raças: A Raça Bravia tem uma pelagem predominantemente castanha ou preta, a cabeça triangular, os cornos pequenos, o tronco pouco desenvolvido e os membros curtos e finos. A Raça Serrana tem origem na Serra da Estrela; têm a pelagem preta, castanha e ruça, com pelos lisos, macios e compridos; o tronco é de dimensão média, a cauda curta, o abdómen estreito e os membros finos e resistentes.
Coloração: Avermelhado.
Endereço (OCC): Avenida 25 de Abril, 273 S/L, 5370-202 MIRANDELA
Fax (OCC): 278261410
Forma de Comercialização/Consumo: Carcaças e meias carcaças com peso entre 4 e 6 kg, incluindo a cabeça, o fígado, os pulmões, o coração e os rins, devidamente identificadas.
Legislação Aplicável: A área geográfica de produção consta do Despacho nº 22/94, de 12-01, o qual também reconheceu a Indicação Geográfica. A TRADIÇÃO E QUALIDADE foi reconhecida como Organismo Privado de Controlo e Certificação pelo Aviso do DR nº 25, de 31-01-94. A Indicação Geográfica foi registada e protegida pelo Regulamento (CE) nº 1107/96, de 12-06.
Número de Produtores: 1200
Observações: IGP - Indicação Geográfica Protegida
Organismo de Controlo e Certificação: TRADIÇÃO E QUALIDADE - Associação Interprofissional para Produtos Agro-alimentares de Trás-os-Montes
Produção Anual: 240 toneladas (peso vivo).
Sabor: Agradável e suculenta.
Telefone (OCC): 278261410
Zona de Origem: A área geográfica de produção está circunscrita aos concelhos de Boticas, Chaves, Montalegre e Vila Pouca de Aguiar.
Título: Especialidade regional
Morada: Estrada do Barracão
Código Postal: 5470 MONTALEGRE
Tel: 276512253
Distrito: Vila Real
Concelho: Montalegre
Freguesia: Montalegre
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora