Carcaças de borregos da raça autóctone Merino Branco Regional e dos seus cruzamentos, abatidos entre os 3 e os 4 meses de idade, pesando entre 8 e 14 kg, criados de forma tradicional. Estes animais são criados em explorações pecuárias da região, com características edafoclimáticas mediterrânicas, de verões muito quentes e secos. A base da sua alimentação são as pastagens naturais, constituindo a bolota e os restolhos das searas um importante complemento do regime alimentar. A origem desta raça é comum à dos restantes merinos da Península Ibérica e sempre foi considerada de excelente qualidade para a produção de lã. O borrego tem uma importância fundamental para a economia do Alentejo.
Caracterização das Raças: A raça Merino Branco Regional caracteriza-se pelo tamanho médio, cabeça larga, curta e revestida de lã, tronco harmonioso, pela lã de excelente qualidade
Coloração: Rosa-claro.
Endereço (OCC): Parque dos Leilões de Gado de Portalegre, Estrada Nacional 246 - Apartado 269, 7300 PORTALEGRE
Fax (OCC): 245207521
Forma de Comercialização/Consumo: Apresenta-se comercialmente em carcaça inteira, meia carcaça ou em peças não acondicionadas ou devidamente embaladas e identificadas. Os pratos mais emblemáticos da gastronomia regional confeccionados com esta carne são o ensopado de borrego, o sarapatel ou sopa de miúdos, o cozido de grão e o ratatau (borrego guisado com batatas). Tipicamente, os pratos são cozinhados aproveitando o calor dos fornos de lenha, após a cozedura do pão, utilizando a loiça de barro tradicional, e nomeadamente os famosos barros de Nisa e de Flor da Rosa.
Legislação Aplicável: A área geográfica de produção consta do Despacho nº 5131/98 (2ª série), de 09-02, o qual também reconheceu a Indicação Geográfica. A Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre foi reconhecida como Organismo Privado de Controlo e Certificação pelo Aviso do DR nº 5241/98, de 01-04.
Número de Animais: 20000
Número de Produtores: 2900
Observações: IGP - Indicação Geográfica Protegida
Organismo de Controlo e Certificação: AADP - Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre
Produção Anual: 20000 animais.
Sabor: Carne tenra e suculenta, com alguma gordura intramuscular que lhe confere um sabor característico.
Telefone (OCC): 245201296
Zona de Origem: A área geográfica de produção está circunscrita aos concelhos do distrito de Portalegre.