Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian

A Biblioteca de Arte - inicialmente denominada Biblioteca Geral e, mais tarde, Biblioteca Geral de Arte - constituiu-se em 1968 com o objectivo de centralizar os fundos documentais existentes na Fundação Calouste Gulbenkian, com especial relevância para aqueles destinados a apoiar o Museu Gulbenkian e para a biblioteca particular de Calouste Gulbenkian, constituída por cerca de 3000 títulos. Está instalada no edifício da sede e do museu.
A Biblioteca de Arte foi remodelada e modernizada na década de 1990 e em 1993 definiu-se a sua especialização nas áreas das artes visuais e da arquitectura e deu-se início ao processo de informatização do catálogo bibliográfico.
Em Setembro de 2000, a Biblioteca de Arte passou a integrar o fundo documental do extinto Departamento de Documentação e Pesquisa do Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, de que se destaca um importante núcleo de catálogos de exposições que documentam a evolução das artes plásticas e da arquitectura em Portugal desde 1911, assim como os espólios de alguns artistas e arquitectos portugueses do século 20.
Em Outubro de 2001 deu-se a integração das colecções do até então denominado Arquivo de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian.

Dia(s) de Encerramento: Sábados, Domingos
Ficheiro disponível na Internet: Sim, em www1.gulbenkian.pt/ipac-cgi/ipac.exe
Horário de Funcionamento: De Segunda a Sexta-feira, das 9:30 às 17:30.
Localização e acessos: Metro: Estações de S. Sebastião ou Praça de EspanhaAutocarro: 16, 26, 31, 46, 56
Observações: A Biblioteca de Arte é uma biblioteca de leitura de presença e acesso condicionado, podendo aceder às suas colecções e serviços qualquer cidadão, nacional ou estrangeiro, maior de 16 anos, cujas áreas temáticas de pesquisa se situem no âmbito da História da Arte e das Artes Visuais. A utilização regular dos seus serviços requer a posse de um cartão de leitor.
Serviços disponíveis: Acesso à Internet, Bar/Cafetaria, Pesquisa bibliográfica informatizada, Secção multimédia, Serviço de digitalizações, Serviço de fotocópias
Temas de especialização: História da Arte e Artes Visuais
Morada: Avenida Berna 45 A
Código Postal: 1067 001 LISBOA
Tel: 217823598
E-mail: artlib@gulbenkian.pt
Site: www.biblartepac.gulbenkian.pt
Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa
Freguesia: Nossa Senhora de Fátima
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora