Azeitona de Conserva Negrinha de Freixo - DOP

Azeitona esférica, pesando entre 3 a 5 g, pouco apta para o azeite e indicada para conserva, consumida após tratamento ou em salmoura. Devido às condições climáticas favoráveis é produzida sem recurso a pesticidas

Apanha e Tratamento: A colheita é feita manualmente, sendo a azeitona posteriormente calibrada, adoçada e acondicionada (inteira, descaroçada ou recheada com produtos locais). Compreende três tipos, consoante o tratamento: 1. Azeitona tipo verde - preparada em salmoura, sendo os frutos de cor verde a verde amarelada e tratados com solução diluída de hidróxido de sódio de 1,5 a 2,5; em seguida, são lavados com água, de forma a eliminar a soda, e colocados em salmoura, processo onde se produz a fermentação láctea. 2. Azeitona negra tratada - obtida a partir de frutos não totalmente maduros, enegrecidos por oxidação. Na embalagem, a salmoura serve de líquido de cobertura e são conservados pelo calor ou pela adição de acidificantes. 3. Azeitona madura em salmoura - obtida a partir de frutos colhidos em plena maturação, apresenta uma cor violácea uniforme; os frutos são colocados em salmoura, onde ocorre a fermentação, durante 6 a 9 meses, até perderem o sabor amargo.
Coloração: Preta, quando madura
Endereço (OCC): Avenida 25 de Abril, 273 s/n, 5370-202 MIRANDELA
Fax (OCC): 278261410
Forma de Comercialização: A sua apresentação deve ser em salmoura, pré-embalada e acondicionada em embalagem de vidro, lata, plástico ou outro material inócuo.
Legislação Aplicável: A área geográfica delimitada de produção consta do Despacho 47/94, de 20-01, o qual também reconheceu a Denominação de Origem. A TRADIÇÃO E QUALIDADE foi reconhecida como Organismo Privado de Controlo e Certificação pelo Aviso do DR nº 28/94, de 03-02. A Denominação de Origem foi registada e protegida pelo Regulamento (CE) nº 1107/96, de 12-06.
Observações: DOP - Denominação de Origem Protegida
Organismo de Controlo e Certificação: TRADIÇÃO E QUALIDADE - Associação Interprofissional para Produtores Agro-alimentares de Trás-os-Montes
Produção Anual (Toneladas): 4000
Telefone (OCC): 278261410
Zona de Origem: A área geográfica de produção está circunscrita aos concelhos de Vila Nova de Foz Côa, Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Vila Flor, Mirandela e Macedo de Cavaleiros.
Morada: Apartado 18
Código Postal: 5160 TORRE DE MONCORVO
Tel: 279254089
Distrito: Bragança
Concelho: Torre de Moncorvo
Freguesia: Torre de Moncorvo
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora