Quantcast
PORTUGAL FAZ-LHE BEM

Azeites da Beira Interior - Azeite da Beira Alta - DOP

Já no século XVII os azeites da Beira Interior se exportavam para os países do Norte da Europa, trazendo bons lucros e desenvolvimento à economia da região, contribuindo para importantes mudanças na paisagem rural e no nível de vida das populações.

Acidez: Baixa a muito baixa.
Apanha: Manual ou mecânica.
Aroma e Sabor: Aroma característico e sabor a fruto.
Classificação Genérica/Oficial: Azeite Virgem e Virgem Extra.
Coloração: Coloração amarela levemente esverdeada
Endereço (OCC): Urbanização Auto Mecânica, 8 - r/c, 6000 CASTELO BRANCO
Fax (OCC): 272329843
Forma de Consumo: É largamente utilizado na cozinha tradicional: nas carnes (maranhos), peixes do rio, papas, caça, aves, doçaria (cavacas, biscoitos de Azeite, bolos da Páscoa, filhós), entre outras.
Legislação Aplicável: A área geográfica delimitada de produção consta do Despacho nº 59/94, de 03-02, o qual também reconheceu a Denominação de Origem. A Associação de Ovicultores da Beira Interior foi reconhecida como Organismo Privado de Controlo e Certificação pelo Aviso do DR nº 28, de 03-02. A Denominação de Origem foi registada e protegida pelo Regulamento (CE) nº 1107/96, de 12-06.
Observações: DOP - Denominação de Origem Protegida
Organismo de Controlo e Certificação: BEIRA TRADIÇÃO - Certificação de Produtos da Beira, Lda
Processo de Fabrico: Após a chegada ao lagar a azeitona é dividida em lotes consoante a qualidade e laborada, não devendo o período de armazenamento ultrapassar os três, quatro dias. A azeitona é limpa e lavada, sendo de seguida moída, devendo-se ter muita atenção ao controlo da temperatura e à formação de emulsões. Segue-se a batedura da massa, a uma temperatura de 25 a 30ºC, e a centrifugação. O azeite é então armazenado em recipientes de aço inoxidável ou de resina vitrificada, a uma temperatura entre 14 e 18ºC, devendo ser periodicamente mudado de recipiente para se retirarem as impurezas que entretanto se acumulam no fundo.
Produção Anual (Toneladas): 7000
Telefone (OCC): 272329843
Transporte: A azeitona é limpa no terreno e ensacada ou colocada em caixas de transporte rígidas, perfuradas e sobreponíveis, que evitam o esmagamento e permitem a circulação do ar.
Zona de Origem: A área geográfica de produção está circunscrita aos concelhos de Meda, Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel, Guarda, Fornos de Algodres, Trancoso, Celorico da Beira, Seia, Gouveia, Manteigas e Almeida.
Morada: Bairro Fomento de Habitação Bloco A r/c Dto Frente
Código Postal: 6230 FUNDÃO
Tel: 275753130
Distrito: Castelo Branco
Concelho: Fundão
Freguesia: Fundão
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora

Boa
Vida