Alpedrinha

Pequena vila de elevado interesse patrimonial, enquadrada entre pinheiros e pomares, a cerca de 500 metros de altitude, na encosta sul da serra da Gardunha. Vários achados arqueológicos (moedas, fragmentos de pedras) atestam a presença de povoamento romano na zona, então baptizada de "Petratinia". Esta aldeia histórica foi sede de concelho até 1675 e as ruas são calcetadas com grandes lajes. Apresenta muitas fontes e chafarizes, graças à abundância de água na região, destacando-se a fonte de D. João V, as Fontes da Fome e de Leão. Nota ainda para o pelourinho, ou Lugar da Forca, a antiga Casa da Câmara, com amplas varandas salientes e grades de ferro, e as diversas casas solarengas.
Esta terra foi também o berço do célebre Cardeal D. Jorge da Costa. Alto dignatário da igreja católica romana, foi a figura portuguesa mais notável em Itália no final do século XV e princípio do século seguinte, mas quase desconhecida em Portugal. Conhecido por Cardeal de Alpedrinha, chegou a ser eleito Papa, tendo abdicado em favor de Júlio II, de quem era muito amigo. Chegou inclusivamente a testemunhar a aceitação da divisão do mundo entre Portugal e Espanha decidida no Tratado de Tordesilhas.

Locais de Interesse: Chafariz Dom João V, com seis bicas; Fontes da Fome e do Leão; Pelourinho; Lugar da forca, com caveiras gravadas; antiga Casa da Câmara; casas solarengas; Catedral com formoso portal renascentista com retábulo quinhentista; Pequeno Museu Sacro da Igreja Matriz; Palácio do Picadeiro, datado do séc. XVIII, reabilitado e reaberto como espaço museológico e cultural em 2009.
Número de habitantes: 2000
Principais festas / feiras: Feira Anual no dia 1 de Maio. Festas e Romarias: Santo António, Espirito Santo, Anjo da Guarda, Mártir S. Sebastião
Título: A vila dos chafarizes e do cardeal que não quis ser Papa
Código Postal: 6230 ALPEDRINHA
Distrito: Castelo Branco
Concelho: Fundão
Freguesia: Alpedrinha
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora