O Homem do Saco, o Bicho-Papão, a Aventesma, o Olharapo e a Maria Gancha (na imagem) são algumas das 34 criaturas fantásticas que assombram as páginas do Bestiário Tradicional Português, o primeiro livro a reunir os principais monstros do imaginário português. Com textos de Nuno Matos Valente e ilustrações de Natacha Costa Pereira, a obra baseia-se na tradição oral e em relatos de vários autores nacionais, como Leite de Vasconcelos, Consiglieri Pedroso, Alexandre Herculano, Júlio Dinis ou Teófilo Braga.
As “bestas” surgem divididas por várias categorias, que vão dos medos e papões às criaturas diminutas e gigantes, passando pelas fadas moiras e bruxas. Além da descrição das caraterísticas, como o habitat e o tipo de alimentação, há também uma cartografia com a zona do país onde cada um costuma aparecer e “atacar”. Dirigido a pais e filhos, o Bestiário Tradicional Português é editado pela Escafandro e custa 13,40 € + portes (compra online).
- Após confirmar que não é um robô irá receber um email de validação no seu endereço para certificar a sua intenção de receber newsletters com informações e promoções por parte da Lifecooler.
- A qualquer momento pode editar ou cancelar a subscrição.