Nova temporada do Teatro Nacional São João

Porto

Teatro

De Gil Vicente a Camilo, com passagem pela ópera

O regresso da ópera, um ciclo dedicado a Gil Vicente e uma Longa Noite de Camilo são alguns dos destaques que marcam o primeiro trimestre do Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto. A programação arranca já esta sexta-feira, dia 5, com a ópera contemporânea “The Rape of Lucretia”, de Benjamin Britten, em palco até domingo. Encenada por Luís Miguel Cintra, conta a história da casta Lucrécia, violada por Tarquínio, filho do tirano que governou a Roma pagã.

Janeiro é também o mês de Gil Vicente no TNSJ, com direito a um ciclo composto por um ateliê, uma conferência, um espetáculo e uma oficina. No sábado, dia 6, há uma leitura encenada das várias Barcas (Inferno, Purgatório e Glória) e no dia 15 acontece a conferência “Gil Vicente no seu tempo e no nosso tempo”. Dois dias depois, estreia “Embarcação do Inferno”, uma coprodução da Escola da Noite (Coimbra) e do CENDREV - Centro Dramático de Évora, que recupera o texto secular e transporta-o até aos nossos dias. A homenagem ao fundador do teatro português termina no dia 20 com uma oficina dedicada às escolas.

Entre 18 e 28 de dezembro, sobe ao palco a peça “Elizabeth Costello”, uma adaptação da obra do escritor J.M. Coetze, encenada por Cristina Carvalhal. Nesta versão teatral, a protagonista revela-se uma “negociante de ficções” e uma “secretária do invisível”, confrontada nos com as suas crenças e outros temas, como a essência de Deus, o silêncio dos animais e o vegetarianismo. Destaque ainda para a estreia de três peças no Teatro Carlos Alberto (gerido pelo TNSJ): “Magma” (15 a 17 de fevereiro), de Flávio Rodrigues, “Velocidade de Escape, uma coprodução do coletivo Visões Úteis e do TNSJ” (16 a 18 de março), e “Longa Noite de Camilo”, encenada por Pedro Estorninho, que recupera a faceta mais negra de Camilo Castelo Branco.

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora