O Doclisboa está de regresso à capital e trouxe na bagagem 231 filmes, oriundos de 44 países, para ver até este domingo, dia 29 de outubro. A sessão de encerramento estará a cargo de “Era uma vez Brasília”, de Adirley Queirós, que retrata a realidade contemporânea brasileira. O certame apresenta 44 filmes portugueses, 11 deles em competição e todos em estreia mundial, exceto “António e Catarina”, de Cristina Hanes, em estreia portuguesa, que venceu o prémio de curtas-metragens no Festival de Locarno. Já a competição internacional apresenta 17 películas.
Este ano, a retrospetiva temática do festival é dedicada a “Uma outra América – o singular cinema do Quebec”, sobre a sétima arte desta região do Canadá. Giles Groulx, Claude Jutra ou Michel Brault são alguns dos nomes lembrados nesta edição. Outra retrospetiva evoca a obra da cineasta checa Vera Chytilova. Já a secção “Riscos” celebra as duas décadas de “Gumo”, de Harmony Korine, com a exibição do filme e uma festa no dia 27 de outubro (sexta-feira).
- Após confirmar que não é um robô irá receber um email de validação no seu endereço para certificar a sua intenção de receber newsletters com informações e promoções por parte da Lifecooler.
- A qualquer momento pode editar ou cancelar a subscrição.