A Fundação Gulbenkian acolhe, nos dias 16 e 17 de outubro, a conferência Mulheres nas Artes - Percursos de Desobediência, com entrada livre. A conferência apresenta vários debates, entre outros eventos, que irão abordar o trabalho das mulheres nas várias artes, da literatura ao cinema da música às artes visuais, passando pelo teatro.
A palestra inaugural estará a cargo de Guilherme d´ Oliveira Martins, administrador da fundação e a de encerramento será proferida pelo escritor Rui Zink. As escritoras Lídia Jorge e Maria Teresa Horta e a artista plástica Graça Morais protagonizam três Conversas de Vida. Terá lugar a inauguração da exposição Elas ilustram que mostra trabalhos de uma dezena de artistas galardoadas com o Prémio Nacional de Ilustração. Inês Pedrosa conversa com Joumana Haddad, autora do livro “Eu Matei Xerazade – Confissões de Uma Mulher Árabe em Fúria” cujo lançamento acontece no âmbito da conferência, sendo também a primeira obra de uma nova editora portuguesa, Sibila Publicações. A apresentação da obra estará a cargo de Nuno Júdice.
Dois recitais, de Fiama Hasse de Pais Brandão e Clarice Lispector, interpretados respetivamente por Natália Luiza e Filipa Leal, e a antestreia do filme A Festa, de Sally Porter, fazem ainda parte da agenda. Consulte
aqui a programação completa.