Esposende volta a cumprir a tradição da Romaria de São Bartolomeu do Mar, realizada a 24 de agosto na freguesia com o mesmo nome. A festa, com raízes seculares, acontece sempre na mesma data porque, diz o povo, é o dia em que o Diabo anda à solta. Assim, os romeiros começam por se dirigir até à Capela de São Bartolomeu onde, acompanhados pelas crianças, dão três voltas ao templo com os “pitos” (galinhas ou galos pretos) ao colo. Depois, os mais novos (com menos de sete anos) são encaminhados até à praia e mergulhados três vezes consecutivas nas águas do mar para o chamado “Banho Santo”. Uma tradição secular que, diz o povo, "afasta o mal" e cura as doenças relacionadas com a "possessão demoníaca", como a gaguez, a gota ou a epilepsia.
À tarde, o agradecimento ao Santo faz-se durante uma imponente procissão entre a capela e o mar, acompanhada por centenas de figurantes que reconstituem episódios bíblicos. O aquecimento para a festa faz-se nos dias anteriores, logo a partir de 21 de agosto, com um extenso programa que integra arruadas, concertos, fogo-de-artifício, um festival de folclore e a tradicional Feira do Linho.
- Após confirmar que não é um robô irá receber um email de validação no seu endereço para certificar a sua intenção de receber newsletters com informações e promoções por parte da Lifecooler.
- A qualquer momento pode editar ou cancelar a subscrição.