Grátis
Filmes ao relento no Minho
A moda do cinema ao ar livre já chegou ao Minho, com várias cidades a apresentarem sessões gratuitas durante todo o mês de agosto. Entre elas está Braga, onde o espaço GNRation exibe no pátio exterior um conjunto de filmes, documentários e curtas-metragens, sob o mote “Novo Cinema Português”.
A 10 de agosto, é a vez de “Eldorado XXI”, de Salomé Lamas, enquanto do dia seguinte há dose tripla de curtas-metragens, todas com o cunho de Gabriel Abrantes: “Os Humores Artificiais”, “The Hunchback” e “A History of Mutual Respect”. O programa termina com o drama “Montanha”, de João Salaviza, dia 18, e o documentário “Ama-San”, de Cláudia Varejão, no dia 24.
Em Famalicão, é o Parque da Devesa que serve de sala de cinema improvisada, convidando os visitantes a sentarem-se na relva para verem “A Grande Muralha”, de Zhang Yimou, dia 9, “Elementos Secretos”, de Theodore Melfi, dia 16, e “O Espaço que nos une”, de Peter Chelson, dia 23. As sessões, sempre às quartas-feiras, começam às 22 horas e têm entrada livre.