No Dia do Corpo de Deus (15 de junho), a vila minhota de Monção volta a cumprir a tradição e a servir de palco ao combate entre São Jorge e a Coca, realizado como sempre no Anfiteatro do Souto. O duelo, marcado para as 19 horas, põe frente a frente o cavaleiro que simboliza o bem e o dragão que representa o mal. Se o primeiro vencer, diz o povo, este será um ano de boa colheita de Alvarinho. O evento faz parte de um longo programa de festas que começa na véspera e prolonga-se até dia 18, domingo.
Quarta-feira há uma noite de fados no Largo de Camões, enquanto na quinta-feira (feriado nacional e municipal) o famoso combate entre São Jorge e o dragão é antecedido por arruadas, fanfarras e cerimónias religiosas, com destaque para a procissão solene. A animação continua na sexta-feira, com um concerto na Praça Deu-la Deu Martins, e por todo o fim de semana, marcado pelo desfile de bandas filarmónicas e pelo festival Coca in Festa, no sábado, enquanto domingo acontece um cortejo etnográfico. As festividades terminam às 23h30 com um espetáculo de fogo de artifício.
- Após confirmar que não é um robô irá receber um email de validação no seu endereço para certificar a sua intenção de receber newsletters com informações e promoções por parte da Lifecooler.
- A qualquer momento pode editar ou cancelar a subscrição.