Concerto
Até 6 de janeiro
A música está de volta ao Mosteiro de São Bento da Vitória com uma iniciativa especial. Resultado de uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Teatro Nacional São João (TNSJ) e a DSCH – Associação Musical, MUSIC4L-MENTE visa explorar o cruzamento entre a música e as neurociências, num ciclo de concertos de música de câmara com prelúdios científicos. O programa, que conta com curadoria do pianista Filipe Pinto-Ribeiro, assinala a estreia em Portugal de quatro quartetos de cordas de excelência – Michelangelo, Hermès, Cosmos e Gropius –, que irão interpretar obras de referência de grandes compositores, como Ludwig van Beethoven e Franz Schubert. A comissão científica é composta por António Damásio, Barbara Tillmann, Hanna Damásio, Maria Majno, Nuno Sousa e Stefan Kölsch.
Antes das interpretações musicais, e com a orientação de investigadores de renome internacional, será dissecada a relação íntima (fisiológica, terapêutica) entre a música e o nosso cérebro, local onde ela acontece e é interpretada. Após esta análise científica, os espectadores serão “postos à prova” com os concertos, que lhes irão colocar “música na cabeça”. As duas primeiras sessões do ciclo internacional MUSIC4L-MENTE estão marcadas para 11 de novembro e 6 de janeiro, às 19h00, estando as restantes agendadas para abril e junho do próximo ano, em datas a anunciar brevemente. Os bilhetes individuais para cada sessão têm o valor de 10 euros.
Beethoven, Tcherepnin e Schumann abrem ciclo de concertos
O primeiro concerto de MUSIC4L-MENTE verá o quarteto Michelangelo – composto por Mihaela Martin (violino), Conrad Muck (violino), Michael Barenboim (viola), Frans Helmerson (violoncelo) – interpretar obras de Ludwig van Beethoven e Alexander Tcherepnin, aliando-se também a Filipe Pinto-Ribeiro (piano) para dar vida à música de Robert Schumann. O prelúdio científico “Neurosciences and music: From basic research to implications for education, society and health” será assegurado por Barbara Tillmann, da Universidade de Lyon, França. A sessão está marcada para 11 de novembro, às 19h00, no Mosteiro de São Bento da Vitória. No dia seguinte, às 21h00, o concerto e o prelúdio viajam até ao Teatro Thalia, em Lisboa.
Obra de Franz Schubert em foco na segunda sessão de MUSIC4L-MENTE
A 6 de janeiro, às 19h00, será a vez de o quarteto parisiense Hermès – composto por Omer Bouchez (violino), Elise Liu (violino), Lou Yung-Hsin Chang (viola) e Yan Levionnois (violoncelo) – se estrear em solo nacional, no Mosteiro de São Bento da Vitória. A atuação do grupo francês vai focar-se nos quartetos de cordas Rosamunde e A Morte e a Donzela, da autoria do compositor Franz Schubert. O neurocientista Nuno Sousa, da Universidade do Minho, será responsável pelo prelúdio científico da sessão, intitulado “Music-evoked emotions: kinetics and dynamics in the brain”.
Fotografia: Rita Carmo