Exposição
Obras da Coleção Norlinda e José Lima
Inaugura a 30 de outubro a exposição "Entre as Palavras e os Silêncios" na Fundação Dom Luís - Centro Cultural de Cascais. Ao todo, a exibição reúne 104 obras da Coleção Norlinda e José Lima, entre pinturas, desenhos, fotografias, esculturas e instalações de alguns dos mais importantes artistas contemporâneos, entre eles, Paula Rego, Andy Warhol, Julião Sarmento, Rui Chafes, Cindy Sherman, Júlio Pomar, entre muitos outros.
Fruto de uma parceria entre a Fundação e o Centro de Arte Oliva (de onde provém as obras), a mostra tem curadoria de Luísa Soares de Oliveira, ensaísta e crítica de arte, e colaboração de Andreia Guimarães, diretora do Centro de Arte Oliva.
Iniciada há mais de 40 anos pelas mãos de José Lima, empresário português da indústria do calçado, esta é uma das mais significativas coleções de arte privada do país, composta por cerca de 1300 obras de 480 artistas de todo o mundo. Para esta exposição, as obras selecionadas por Luísa Soares de Oliveira focam-se no tema do dualismo entre o discurso e o silêncio na arte contemporânea.
"Desde a época moderna, com a sua tónica colocada no sujeito, pode dizer-se que a arte se articula entre a vontade de estabelecer uma narrativa e a utopia da ausência de interpretação, ou seja, o silêncio" escreve a curadora no catálogo da exposição.
"Entre as Palavras e os Silêncios" estará em exibição até dia 6 de fevereiro de 2022 em Cascais. Poderá consultar mais informações no site da Fundação Dom Luís.
Imagem: Graça Morais, Douro, 1990© Paulo Cunha Martins, Centro de Arte Oliva