Inaugura a 10 de julho, no Centro Português de Fotografia, a exposiçãoMy Mind is a Cage, do aclamado fotógrafo norte-americano Roger Ballen, um dos mais importantes fotógrafos do séc. XXI. Uma mostra inédita em Portugal com algumas imagens iconográficas da sua trajetória artística de quase 50 anos, realizadas entre 1980 e 2020.
"Roger Ballen é conhecido por evocar o absurdo da condição humana e por criar imagens perturbadoras e inesperadamente familiares que são o reflexo de uma jornada psicológica e pessoal pelos interstícios da mente" pode ler-se no comunicado enviado à imprensa. Para Ballen, o objetivo sempre foi questionar o significado da existência humana e, por isso, são várias as suas imagens capturadas em lugares ruinosos, habitados por pessoas que vivem de forma extrema à margem da sociedade.
A exposição explora temas e séries enigmáticos do artista em cerca de 50 imagens, vídeos e desenhos deRoger Ballen. Esta é uma produção única e experimental exclusivamente projetada para o Centro Português de Fotografia e parte de um sonho antigo do autor em apresentar a obra nas distintas celas do edifício da Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto.
Para envolver ainda mais os visitantes nesta exposição, foi criada uma experiência imersiva com a divisão das celas em quartos de prisioneiros que albergam as várias séries do autor. Refere o artista que “a partir da metáfora da mente como uma prisão, o observador é guiado por uma jornada mental da escuridão à luz”.
“My Mind is a Cage”, no Centro Português da Fotografia, no Porto, promete causar desassossego e reflexões inquietantes sobre as profundezas e os labirintos da mente.
A exposição My Mind is a Cage pode ser visitada de terça a sexta das 10h às 18h e domingos e feriados entre as 15h e as 19h. A entrada é livre.
- Após confirmar que não é um robô irá receber um email de validação no seu endereço para certificar a sua intenção de receber newsletters com informações e promoções por parte da Lifecooler.
- A qualquer momento pode editar ou cancelar a subscrição.