O Porto tem duas novas exposições que prometem saltar as fronteiras do convencional. A partir desta sexta-feira (dia 5) e até setembro, o museu de Serralves dá a conhecer o trabalho de um artista que ajudou a mudar a arte contemporânea dos anos 70: o norte-americano Gordon Matta-Clark. “Splitting, Cutting, Writing, Drawing, Eating…” junta fotografias, desenhos, filmes e outros documentos relacionados com uma abordagem assente na arquitetura que não hesita em cortar, separar, inclinar, partir, escrever, construir ou desenhar. Assim se explica o título da mostra, que inclui ainda uma seleção de obras de outros artistas direta ou indiretamente relacionados com a arte de Matta-Clark.
Já a Culturgest do Porto serve de montra a “Afasia Tática”, uma instalação do artista português Jonathan Uliel Saldanha que parte de um filme decomposto em quatro ecrãs. Juntos, cruzam o imaginário da Via Sacra com a ideia de abismo e ritualismo. A mostra, com entrada gratuita, está patente entre 6 de maio e 2 de junho. Esta foi a primeira escolha do novo programador da Culturgest para as artes plásticas, Delfim Sardo, que já começou a preparar outras duas exposições para o mesmo local, uma dedicada a Aberto Carneiro e outra com trabalhos de Henrique Pavão.
- Após confirmar que não é um robô irá receber um email de validação no seu endereço para certificar a sua intenção de receber newsletters com informações e promoções por parte da Lifecooler.
- A qualquer momento pode editar ou cancelar a subscrição.