O Museu Nacional de Etnologia, em Belém, acolhe este ano as imagens vencedoras da 60ª edição do World Press Photo, concurso de fotografia que reúne alguns dos momentos mais marcantes de 2016. Patente até 22 de maio, a mostra divide-se pelas nove categorias do prémio, que vão da natureza ao desporto, passando pelo quotidiano, atualidade e assuntos contemporâneos. Escolhida entre mais de 80 mil fotografias de 5 mil fotógrafos de todo o mundo, a imagem do ano retrata o momento em que o embaixador da Rússia na Turquia foi assassinado. O registo de Burhan Ozbilici, da agência Associated Press, esteve longe de ser consensual, uma vez que o próprio presidente do concurso votou contra esta imagem vencedora, alertando que pode amplificar a mensagem dos terroristas.
Esta e outras fotografias podem ser vistas no site do concurso - www.worldpressphoto.org – mas não há nada como admirá-las em grande formato no Museu Nacional de Etnologia. Para ver de quarta a domingo, das 10 às 18 horas, e às terças, das 14 às 18 horas. Encerra às segundas-feiras e dia 1 de maio.
- Após confirmar que não é um robô irá receber um email de validação no seu endereço para certificar a sua intenção de receber newsletters com informações e promoções por parte da Lifecooler.
- A qualquer momento pode editar ou cancelar a subscrição.