Evento
Livros que inspiram muitas artes
Música, teatro, arte urbana, oficinas e passeios literários compõem a edição deste ano dos Dias do Desassossego, ciclo que leva a obra de José Saramago e Fernando Pessoa a vários espaços da capital. O evento realiza-se de 16 a 30 de novembro, precisamente entre o dia de nascimento do Nobel da literatura e o dia da morte de Pessoa. A programação é apresentada pela Casa Fernando Pessoa e pela Fundação José Saramago, mas não se esgota nestes locais e também chega à Fundação Calouste Gulbenkian, à Biblioteca Cinema Europa, ao Museu do aljube e às ruas da cidade.
O cartaz apresenta cerca de duas dezenas de propostas entre passeios pela cidade, concertos em que músicos interpretam a partir do que leram, duas casas de literatura da cidade, uma oficina para os mais novos, leitura de poemas e prosa ou conversas. Começa no sábado, dia 16 às 21h, com o concerto de João Afonso na Casa dos Bicos, para cantar poetas de língua portuguesa. Segue-se a conferência internacional “Cada História Conta”, a 19 de novembro, entre as 9h30 e as 18h, na Fundação Calouste Gulbenkian. Durante o segundo fim de semana (dias 23 e 24) há a oficina “O que será” no Museu do Aljube, para crianças a partir dos 6 anos, a mesa-redonda “Leitores Feitos de Livros”, na Biblioteca Cinema Europa ou “A Biblioteca dos Músicos”, na Fundação José Saramago.
O desassossego termina no dia 30 com “Pessoa Ressoa”, as leituras de poesia contemporânea em diálogo com Fernando Pessoa que contará com interpretações de Ivo Canelas, Luísa Cruz e João Barradas. Conheça aqui o programa completo.